COVID-19: Saúde investiga mais uma morte suspeita em Poços
A morte de uma paciente de 91 anos ocorrida nesta quinta-feira, 30, será investigada pela secretaria municipal de Saúde Poços de Caldas. A morte ocorreu às vésperas da reabertura do comércio na cidade.
A paciente estava internada em um hospital privado e tinha diversas doenças de base, como o Alzheimer e apresentou sintomas característicos de Covid-19: febre e insuficiência respiratória.
A Vigilância Epidemiológica aguarda o resultado do exame que vai determinar se a paciente tinha ou não, Covid-19.
Ao todo são 2 óbitos que estão sendo investigados na cidade. A primeira foi do paciente Gilberto Loyola, de 74 anos. O paciente que também estava internado em um hospital particular chegou a fazer o teste rápido que testou positivo para o Coronavírus, porém o exame realizado pela Funed deu negativo.
Até o momento foram registradas duas mortes de pacientes vítima da COVID-19, no município um paciente de 67 anos que viajou junto com Loyola para o Caribe e um paciente de 75 anos que voltou de viagem do Chile.
18 casos positivos e 10 casos curados
O Boletim Epidemiológico atualizado nesta quinta-feira mostra que o número de casos positivo subiu de 15 para 18 casos confirmados em Poços de Caldas.
Deste montante, 10 pacientes são considerados recuperados, seis seguem em isolamento domiciliar e dois vieram a óbito, conforme já noticiado anteriormente.
Óbitos no Município
Na semana passada, mais uma morte por Covid-19 foi registrada no município. Faleceu na tarde da quinta-feira, 23 de abril, o paciente de 75 anos que estava internado em uma Unidade de Terapia Intensiva da cidade. O paciente que testou positivo para a Covid-19, apresentou os primeiros sintomas após retornar de uma viagem feita ao Chile, no mês passado. Este óbito foi incluído nesta quarta, 29, nas estatísticas estaduais. Esta pode ser a terceira morte por Covid-19 na cidade, tendo em vista que um óbito já havia sido confirmado e outro segue em investigação.
O segundo óbito foi o de um paciente de 67 anos que apresentou sintomas gripais: febre, tosse, coriza e dificuldade para respirar, após chegar de uma viagem ao Caribe, no mês passado e testar positivo para a Covid-19. Este óbito também já figura nas estatísticas da Secretaria Estadual de Saúde.
O primeiro óbito foi o de um homem de 74 anos, que apresentou sintomas gripais após voltar de um cruzeiro pelo Caribe. O exame analisado pela Funed, a Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte, testou negativo para Covid-19. No entanto, um teste rápido feito pela Secretaria Municipal de Saúde de Poços, teve resultado positivo para Covid – 19. O serviço funerário e a família foram orientados a proceder com o velório e o sepultamento, adotando os cuidados recomendados para a Covid – 19. O caso foi informado à Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais que por enquanto o classifica como um óbito em investigação.
Informe Estadual
Segundo o Informe Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, nesta quinta-feira, 30 e apresentado no site www.saude.mg.gov.br/coronavirus – “Distribuição dos casos de COVID-19 em Minas Gerais”, no Estado são 94.362 notificações; 84.994 casos suspeitos; 1.827 confirmados; 7.459 descartados e 82 óbitos por Covid-19 confirmados no Estado.