Crianças de 5 a 11 anos começam a ser vacinadas contra Covid-19 em Poços
Um dia depois de completar um ano do início da vacinação contra a Covid-19 no Brasil, a Secretaria Municipal de Poços de Caldas começou a vacinar as crianças de 5 a 11 anos. Nesta etapa da imunização a prioridade é para o grupo com comorbidades.
Por se tratar de um público infantil, a sala de Vacina na Urca, único local para a vacina pediátrica, estava bem diferente. A equipe de imunização se preparou para tornar o ambiente mais agradável para receber os pequenos. Os profissionais estavam com adereços que remetiam a personagens infantis para dar início a imunização infantil contra COVID-19 no município.
Nesta primeira remessa, a Secretaria de Saúde recebe 790 doses do imunizante. A expectativa é de que 14.285 crianças de 5 a 11 anos sejam vacinadas na cidade e destas, 10% correspondem ao grupo prioritário, ou seja crianças comorbidade.
Primeira criança vacinada
A primeira criança a ser vacinada em Poços de Caldas foi Ana Júlia Miranda de Sousa, de 10 anos. A estudante estava muito animada com a vacinação. “Não doeu nada, estou muito feliz de ter sido vacinada.”
A mãe dela, Luana Carolina Miranda da Silva falou sobre a vacinação. “Cheguei aqui às 5h da manhã para esse momento tão aguardado. Estou aliviada de minha filha já ter tomado a primeira dose do imunizante.”
Ainda como incentivo aos pequenos, a Secretaria de Comunicação, em parceria com a Secretaria de Saúde elaborou os “Certificados de Coragem”, para entregar às crianças depois da aplicação da vacina. O certificado tem imagens de heróis e uma frase parabenizando as crianças.
O secretário de Saúde, Carlos Mosconi acompanhou a vacinação e entregou o primeiro certificado. “Hoje é um dia marcante para o combate à pandemia em Poços de Caldas, com o início da vacinação das crianças. Foi uma grande emoção e alegria vermos a reação destas crianças e de suas famílias com esse momento. Isso significa responsabilidade com as crianças e atenção a esse seu direito de receber sua proteção vacinal. Tenho certeza que a adesão vai ser quase total e teremos concluído o esquema de vacinação em toda a população de nossa cidade.”
Seguindo as orientações da “Nota Informativa – 76ª Versão”, após receberem o imunizante, as crianças aguardam 20 minutos para facilitar a observação de possíveis de Eventos Adversos Pós Vacinação – EAPV.
A secretária adjunta de Saúde, Rosilene Faria também fez a entrega do certificado e falou sobre a emoção deste momento. “Sem dúvidas é um momento marcante para nós que acompanhamos a vacinação desde o início. Essa nova etapa da vacinação, agora com o público infantil vem para aumentar o número de pessoas imunizadas na nossa população, diminuindo cada dia mais a disseminação do vírus.”
Capacitação
Durante a última semana a equipe de imunização do município passou por capacitação para administração da vacina no público Infantil.
A capacitação consistiu em ressaltar as diferenças entre a vacinação infantil em relação a vacinação adulta. Foi demonstrado também as diferenças de frascos, de volume da dose, e do volume pra diluição.
Também foram mostradas as particularidades da vacinação infantil, como posicionamento adequado e segurança na vacinação para evitar erros na imunização.