Esporte

Dança Adaptada trabalha a autoestima e socialização

A dança adaptada vem sendo um importante instrumento que estimula a auto estima e socialização dos pacientes da Adefip – Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas. As aulas que acontecem todas as quintas-feiras, têm proporcionado melhorias no condicionamento e na qualidade de vida dos pacientes.

Dança adaptada eleva a auto estima dos pacientes da Adefip - foto arquivo
Dança adaptada eleva a auto estima dos pacientes da Adefip – foto arquivo

A atividade faz parte do projeto Adefip Superação que envolve a arte e a dança adaptada. As aulas são ministradas pela professora de educação física, Juliana Reis do Prado e a assistente, Cassia Vitti.

Nos ensaios, a professora Juliana trabalha o bem estar e a coordenação motora dos participantes. “A dança é uma grande aliada do trabalho de coordenação motora e engloba uma série de outros benefícios. Através dela praticamos o equilíbrio, exercitamos o corpo para aumentar a resistência respiratória e cardíaca, desenvolvemos o raciocínio e memória. A dança é uma excelente terapia e melhora a qualidade de vida”, defende Juliana.

Outro diferencial das aulas do projeto de dança adaptada é o uso de cadeiras de rodas, a utilização do equipamento de transporte ultrapassa a esfera do convencional. No cenário da dança adaptada, a cadeira se tornou um símbolo de liberdade, leveza e parceria. “O aluno com deficiência consegue interagir, realizando movimentos livres, sozinho ou acompanhado, recobrando a autoestima e se permitindo a socialização”, complementa a professora. Acessórios como arcos e lenços também são utilizados nas apresentações trazendo harmonia visual.

Recentemente, o grupo se apresentou na 1ª Semana de Reflexão sobre o Aluno com Deficiência, no Instituto Federal do Sul de Minas. Participou de eventos em escolas da Rede Pública e Particular, de Poços de Caldas. Na região, os integrantes estiveram em algumas cidades do estado de São Paulo, e este ano, se fizeram presente na 2ª mostra de dança Marcinha Correa, em São João da Boa Vista (SP).

O projeto ADEFIP Superação: Arte e Dança Adaptada conta com o apoio do Departamento Municipal de Eletricidade de Poços de Caldas (DME).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.