Decreto suspende aulas presencias em Águas da Prata até o fim do ano
As aulas presenciais em Águas da Prata estão suspensas até o fim de dezembro de 2020. A decisão faz parte do decreto 2.896, de 21 de setembro de 2020, assinado pelo prefeito Carlos Henrique Dezena.
A medida vale tanto para os cerca de 800 alunos da rede municipal quanto para os 314 da rede estadual de ensino.
De acordo com a prefeitura, a decisão foi tomada como medida de
segurança considerando que crianças são vetores potenciais e a cidade
toda poderia ter que enfrentar um surto de covid 19, justamente o que o
município evita desde o começo da pandemia.
Desde maio de 2020, a Secretaria Municipal de Educação de Águas da Prata implantou o projeto Escola em Casa com a implantação de aulas remotas. Os professores da rede passaram por treinamento que definiu diretrizes da produção do conteúdo semanal de aulas para cada série.
Material Impresso
De acordo com a secretária municipal de Educação, Maria Eulália Cavalcante de Carvalho, o material de estudo é atualizado uma vez por semana e entregue aos alunos. Os pais, que eventualmente não têm condições de retirar os conteúdos de estudos das crianças nas escolas, recebem os impressos em casa.
Os pais e responsáveis recebem as tarefas em um dia específico e devolvem o material trabalhado pelos alunos uma semana depois, quando retiram novo material. “Optamos pelo material impresso como uma forma democrática já que nem todas as famílias tem acesso a internet o que provocaria uma exclusão inadmissível”, disse a secretaria Municipal de Educação.
O fato do município ter um número considerável de idosos também contribuiu para a decisão de suspender as aulas presenciais.