Defesa Social esclarece o motivo da presença de agentes nos cruzamentos da área central
Após receber questionamentos de leitores/internautas sobre a presença de agentes de trânsito parados com uma prancheta nos principais cruzamentos da área central, o Poçoscom.com foi conversar com o secretário municipal de Defesa Social, Marcos Tadeu Salla Sansão, para saber o motivo e o que os agentes estariam fazendo. Os questionamentos dos leitores/internautas era sobre possíveis multas aos motoristas que passavam pelos cruzamentos.
O secretário informou que a permanência dos agentes de trânsito não se trata de multas e sim de um novo projeto que será implantado pela Defesa Social para melhorar o fluxo de veículos no trânsito, principalmente na área central. “Os agentes estão na verdade monitorando o tempo dos semáforos nos cruzamentos, bem como o tempo do sinal verde e vermelho e ainda a quantidade de veículos que passam pelo sinal quando aberto. Este monitoramento é para a implantação de uma nova sincronização dos semáforos que visa melhorar o fluxo, os motoristas podem ficar despreocupados, pois os agentes com pranchetas estão marcando os tempos e não multando,” tranquilizou o secretário.
Ainda de acordo com Sansão, a nova sincronização vai permitir que os equipamentos sejam programados de acordo com a demanda e o pico de cada horário do trânsito no centro da cidade e também na Avenida João Pinheiro. “Já sabemos que existe uma grande demanda no período da manhã com a ida de estudantes para escola, o pessoal que sai dos bairros para trabalhar no centro, horário de banco e também no fim do dia quando o fluxo é ao contrário, as pessoas voltam do centro para o bairro. Então queremos afinar isso e fazer a programação de acordo com cada horário do dia e reduzir o máximo possível os congestionamentos”, explicou o secretário.
A ação faz parte do Plano de Mobilidade Urbana que o Município tem que concluir até meados de 2018, como parte de um Termo de Ajustamento de Conduta do Ministério Público. Apesar dos esforços para diminuir os congestionamentos na área central, principalmente no final do dia, o secretário reconhece que esta será uma missão difícil pois a quantidade de carro neste horário é muito grande e que fatores como o terminal de linhas urbanas no centro da cidade também contribui para a retenção do trânsito. E mesmo com a sincronização e a onda verde não vão acabar de vez com a lentidão no trânsito neste horário. “Dentro do Plano de Mobilidade Urbana estamos estudando outros meios de locomoção para a população. Juntamente com técnicos da Universidade Federal de Itajubá estamos levantando meios alternativos para que a população possa se locomover e assim amenizar este problema que são os congestionamentos no final do dia.” Finaliza Sansão.