Dengue: Saúde alinha ações de prevenção e controle da doença em Poços
Diante do crescimento de casos de Dengue no Estado de Minas Gerais e no Sul de Minas, o grupo de Gestão em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas se reuniu na última segunda-feira, 5, para o alinhamento das ações de prevenção e controle da Dengue conforme as Diretrizes Nacionais para a Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue.
Dos 31 casos prováveis de dengue identificados no município, 10 já foram confirmados e 21 estão em investigação.
A situação é considerada sob controle no município, porém os cuidados devem ser redobrados em relação a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, da Chikungunya.
A reunião discutiu sobre a organização de suas atividades de prevenção e controle, em situações epidêmicas, contribuindo, desta forma, para evitar a ocorrência de óbitos e para reduzir o impacto das epidemias de dengue.
Dentre os assuntos abordados, foram definidos:
- Organizar as ações de prevenção e controle da dengue.
- Classificar riscos nos serviços de saúde.
- Promover assistência adequada ao paciente, garantindo acesso, diagnóstico e manejo clínico adequado por profissionais de saúde habilitados.
- Aprimorar a vigilância epidemiológica, garantindo notificação, investigação dos casos e monitoramento dos sorotipos virais, sempre de forma oportuna.
- Padronizar os insumos estratégicos necessários.
- Definir estratégias para redução da força de transmissão, por meio do controle do vetor e de seus criadouros.
- Apoiar a capacitação dos profissionais de saúde e dos gestores.
- Sistematizar as atividades de mobilização e comunicação.
- Aprimorar a análise de situação epidemiológica e de organização da rede de atenção para orientar a tomada de decisão.
- Fortalecer a articulação das diferentes áreas e serviços, visando à integralidade das ações para enfrentamento da dengue.
- Reforçar ações de articulação intersetorial em todas as esferas de gestão.
Dengue na região
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, até a última segunda-feira, 5, o Sul de Minas havia registrado 7.696 casos confirmados de dengue. Um aumento de 72,1%, em relação à semana passada.
Historicamente, o município de Passos é que mais registra casos da doença na região, até o momento foram registradas notificações com 996 casos prováveis, seguido de Varginha (753), Areado (745) e Candeias (434).