Descartada a suspeita de febre amarela em homem de 28 anos
A Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre confirmou na tarde desta terça-feira(20) que o resultado do exame para febre amarela de um homem de 28 anos internado na Santa Casa de Poços de Caldas deu negativo para a doença.
O paciente que ficou internado por uma semana chegou apresentar os sintomas da doença como febre, dores musculares, cansaço, além da cor amarelada na pele e também nos olhos. O rapaz foi submetido a vários exames para descobrir o que estaria provocando tais sintomas. Além da investigação da febre amarela, foram coletados materiais para exames para dengue, hepatite e leptospirose.
Sem diagnóstico definido
Apesar de ter ficado uma semana internado na Santa Casa, o rapaz recebeu alta na noite de sexta-feira (17) sem um diagnóstico definido sobre o que tinha e assim ficou. Na manhã desta terça-feira ele teve uma consulta médica na Santa Casa, porém saiu sem saber o que lhe causara os sintomas e que lhe deixou internado.
Além dos sintomas para febre amarela, o paciente mora no bairro Cascatinha, próximo da região onde o macaco que morreu por febre amarela foi encontrado o que fez com que fosse investigado como o primeiro caso suspeito de febre amarela em humanos em Poços de Caldas.
Assim como foi com o macaco encontrado morto, a Secretaria Municipal de Saúde tomou todas as medidas preventivas conforme do protocolo para febre amarela do Ministério da Saúde, conforme notificação enviada oficialmente na última quinta-feira para a Secretaria Estadual de Saúde, um dia antes do rapaz deixar o hospital.
Ainda como medida preventiva a Secretaria Municipal de Saúde, vem intensificando a vacinação contra a febre amarela no município. Nos dois últimos finais de semana as salas de vacina ficaram abertas para que a população pudesse se imunizar. Até a última segunda-feira quase 45 mil pessoas já tinham sido vacinadas contra a febre amarela no município.