DiversosNotíciasPolíticaUtilidade pública

Diretor do DMAE é convocado pela Câmara para explicar turbidez na água

Moradores de bairros da zona oeste e leste reclamaram da cor da água que estava chegando na torneira – foto arquivo 23/10/2024

O diretor do Departamento Municipal de Água e Esgoto de Poços de Caldas, Paulo César Silva foi convocado pela Câmara Municipal para dar explicações sobre a turbidez da água ocorrida no  mês de outubro na zona oeste da cidade.

O diretor do DMAE participa da sessão da Câmara desta terça-feira, 3. A convocação foi aprovada por meio de requerimento de autoria do vereador Flávio Togni Lima e Silva.

O vereador quer saber a respeito de uma possível contratação de uma consultoria externa para detectar a causa da turbidez na água, uma vez que o departamento conta com equipe técnica, composta por servidores capazes de analisar e apontar a causa.

No mês de outubro, moradores de bairros da zona oeste como Country Club e também parte da zona leste como Jardim dos Estados de Poços de Caldas-MG se manifestaram nas redes sociais sobre a coloração escura da água que estava chegando nas torneiras.

Na ocasião, o DMAE informou que  a turbidez foi causada pelo deslocamento da parede de uma adutora, que abastece o Reservatório Cidade, no bairro Maria Imaculada, que distribui água para demais reservatórios na zona oeste.

Ainda de acordo com o DMAE o deslocamento que alterou a cor da água pode ter ocorrido devido à escassez hídrica, quando o departamento foi obrigado a realizar uma série de manobras para garantir o abastecimento na cidade.

Após tomar conhecimento sobre a turbidez , as equipes do DMAE foram mobilizadas para intensificar as descargas sanitárias.

Na época a diretoria do DMAE realizou ainda reunião emergencial com representantes de diversos setores para a tomada de medidas que possam evitar que essa situação se repita e, entre as soluções apresentadas, foi a instalação de sensores de turbidez em tempo real nas adutoras, além da raspagem nas paredes das tubulações, técnica conhecida como passagem do “pig” (equipamento específico para limpeza).

A sessão ordinária da Câmara tem início às 15h e é transmitida ao vivo nos canais e redes sociais oficiais do Poder Legislativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.