DMAE completa 60 anos

O Departamento Municipal de Água e Esgoto-DMAE Poços de Caldas completou, nesta segunda-feira, 15 de setembro, 60 anos de história. Um passado marcado pelo trabalho de seus pioneiros para garantir a saúde da população, levando água tratada e serviço de coleta de esgoto à maior cidade do sul de Minas.
Com o passar dos anos, muita dedicação dos servidores e dos administradores que já passaram pela direção do departamento, hoje Poços de Caldas conquistou o título de Universalização dos Serviços de Saneamento, sendo uma das poucas cidades do país a exibir esta conquista.
O município conta com 100% de fornecimento de água tratada à população e também 100% do esgoto coletado e tratado. Conta com três estações de tratamento de água e outras três estações de tratamento de esgoto, além de 60 reservatórios, 35 elevatórias de água tratada, e três elevatórias de água bruta, além dos Filtros José Alves e Santa Rosália.
Toda estrutura de abastecimento de água é monitorada 24 h, em tempo real, pelo Centro de Controle Operacional. Através de sistema com inteligência artificial, permite o controle de vazão e pressão nas estações, otimizando energia e recursos, além de colaborar para a redução de perda de água.
Obras na área de saneamento foram constantes em 2025
O departamento conta com 422 servidores que, somados aos contratados e estagiários, somam aproximadamente 500 funcionários, que juntos prestam um serviço de qualidade aos moradores de Poços de Caldas e que também serve de referência para muitos municípios de Minas e também do Brasil.

Hoje o DMAE é tecnologia, desenvolvimento e evolução. A atual diretoria apoia o desenvolvimento de pesquisas em diversas de suas estruturas, seja por meio de parcerias com universidades ou com empresas particulares , que buscam o DMAE por sua referência em saneamento no país.
Preservação do meio ambiente é compromisso diário do DMAE, em ações de preservação dos mananciais, implantação e conservação de cacimbas, no cumprimento de legislações ambientais, além das atividades de educação ambiental com alunos do município.
O departamento realiza ainda o monitoramento dos 21 fontanários espalhados pela cidade, com manutenção e também análises laboratoriais, garantindo a qualidade da água também nestes espaços públicos.
A atual diretoria realizou a renovação da frota de veículos e atualmente está implantando sistema de rastreamento para maior controle e otimização dos recursos.
História
A história do Departamento Municipal de Água e Esgoto remonta ao início do século XX, quando em 1908 foi instituída a Companhia de Serviços Termais, com a finalidade de administrar os serviços de saneamento básico de Poços de Caldas, com os primeiros reservatórios edificados e a primeira malha de rede de água, construída e canalizada.
Já em 1927 foi criada a Superintendência dos Serviços Termais que incluiu no projeto a ampliação dos serviços termais e de saneamento básico, realizado pelo engenheiro Francisco Saturnino de Brito.
Em 1943, foi construída a primeira Estação de Tratamento de Água (São Benedito) e no dia 15 de setembro de 1965, a Repartição de Água e Esgoto foi transformada no Departamento Municipal de Água e Esgoto – DMAE.





