DMAE pede economia no consumo de água por causa do baixo nível de reservatório
O Departamento Municipal de Água e Esgoto de Poços de Caldas (DMAE) emitiu um comunicado nesta segunda-feira, 2, solicitando a população para faça uso racional de água devido ao baixo nível dos reservatórios, principalmente o da Represa do Cipó, responsável pelo abastecimento de vários bairros da cidade.
O reservatório está com o volume 4,02 metros abaixo do nível normal e com apenas 56,15% do volume útil. Situação que preocupa, pois no mesmo período do ano passado o volume útil do reservatório era de 80,24%.
De acordo com diretor do DMAE, Paulo César Silva, o período de estiagem tem afetado os mananciais da cidade que estão com níveis cada vez mais baixos e como não há previsão de chuvas, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) está solicitando a população o uso da água de forma racional. “Poços de Caldas depende exclusivamente da água de chuva para o abastecimento e a cidade, bem como a maioria dos municípios no país, vem enfrentando uma estiagem desde maio desse ano e não há previsão para que isso venha ocorrer nas próximas semanas. Por isso, estamos solicitando a população, que utilize a água de forma racional. Somos uma cidade privilegiada, temos 100% da água tratada e distribuída e 100% do tratamento do esgoto coletado, contudo não podemos descuidar e cada ação individual é importante para o resultado coletivo”, afirmou o diretor do DMAE.
O DMAE também deu algumas dicas para o consumo racional de água:
– Evite lavagem de calçadas, pisos e entradas de prédios. Use vassoura.
– Evite banhos demorados, fechando o chuveiro enquanto se ensaboa;
– Faça a barba com a torneira fechada;
– Use a máquina de lavar roupa em sua capacidade total;
– Se usar tanque, deixe acumular roupa e coloque a água para ensaboar, mantendo a torneira fechada;
– Feche a torneira enquanto escova os dentes;
– Certifique que válvulas de sanitários, pias e chuveiros estão reguladas;
– Certifique que todas as torneiras estão bem fechadas;
– Use regador, ao invés de mangueira, para molhar as plantas.
Além da Represa do Cipó, de acordo com o monitoramento realizado pelo Departamento Municipal de Eletricidade (DME) o nível da Represa Bortoan também está bastante crítico. A diferença é que a água do reservatório não é usada para o abastecimento, mas sim para a geração de energia.
Atualmente o nível do reservatório está 2.06 metros abaixo do normal e com um volume útil de apenas 32,7%. No ano passado, nesta época de estiagem o volume útil era de 58.2%.