DME orienta sobre os cuidados ao soltar pipa
Julho é marcado como o mês das férias escolares, e um dos passatempos preferidos das crianças e jovens é empinar pipas. Nesse período, esta brincadeira se intensifica principalmente em bairros residenciais e proximidades das rodovias, porém, tal brincadeira pode causar sérios riscos de acidentes.
Na primeira quinzena do mês quase duas mil pessoas em Poços de Caldas já foram afetadas com acidentes elétricos causados pela brincadeira.
Alguns cuidados devem ser tomados para evitar as causas de acidente. A linha da pipa, por exemplo, quando engata no fio de alta tensão pode provocar um curto circuito que na maioria dos casos interrompe a distribuição de energia.
Em dias de chuva, a brincadeira também deve ser evitada, porque os raios direcionam a receber uma descarga elétrica. Também deve se ter atenção redobrada nos cabos elétricos como antenas e fios eletrônicos.
A linha com cerol (mistura de vidro, cola e outros ingredientes) e a chamada linha chilena são produtos ilegais, por isso, pais e responsáveis devem se atentar e não permitir que as crianças e adolescentes utilizem estes produtos nas pipas. Esse material em contato com os cabos de energia, pode provocar curto-circuito e descarga elétrica. Em caso de acidentes com vítimas, os pais e responsáveis podem responder criminalmente, transformando a brincadeira em caso de polícia.
Atenção para as dicas:
- Não soltar pipas perto da rede e da fiação elétrica, prefira os campos abertos ou parques;
- Se a pipa enroscar nos fios da rede elétrica não tente tirar. Ao puxar a pipa, os fios podem se tocar, provocando curto-circuito e rompimento de cabos. Isso ocasiona falta de energia e pode causar graves acidentes.
- Não solte pipas em dias com chuva ou com relâmpagos. Você corre o risco de levar uma descarga elétrica;
- Não use cerol na linha das pipas, que, além de ser proibido, constitui um grande risco para as pessoas, podendo cortar a rede elétrica e provocar acidentes graves com ciclistas e motociclistas;
- Evite usar linhas metálicas ou fitas magnéticas (de vídeo, K7), que são materiais condutores de energia elétrica e podem causar acidentes;
- Não suba em telhados, lajes e postes para empinar ou recuperar pipas;
Não tente retirar as pipas, rabiolas e papagaios engatados na rede elétrica. Esse tipo de situação é responsável por boa parte das interrupções no fornecimento de energia elétrica e pode causar acidentes fatais
Cadê os créditos da matéria?
Não foi escrito pelo PocosCom.
Plágio na cara dura.
Olá Kevin,
Obrigado por nos acompanhar.
Não sei se você tem o conhecimento,mas plágio acontece quando uma pessoa se apropria de algum conteúdo produzido por outra pessoa e o divulga como se fosse o autor. No caso da matéria das pipas trata-se de um conteúdo divulgado para todos os veículos de comunicação pela assessoria de imprensa do DME como forma de UTILIDADE PÚBLICA para que a população se conscientize a respeito dos perigos em soltar pipa próximo a rede elétrica.
Se observar o mesmo texto foi publicado por todos os jornais impressos e sites de Poços de Caldas, justamente por se tratar de uma UTILIDADE PÚBLICA.
Esperamos ter lhe esclarecido e aproveitamos para reforçar a seriedade do Jornalismo feito pelo Poçoscom.com que também condenamos o uso indevido de materiais, apesar de sermos muitas vezes vítimas desta prática por outros veículos que simplesmente “reaproveitam” as matérias exclusivas produzidas por nós.
Att,
Roni Bispo
Poçoscom.com