Documentários e livro digital serão lançados na próxima segunda-feira em Caldas
A Câmara Municipal de Caldas sediará, na próxima segunda-feira, dia 29 de julho, a partir das 18h, o lançamento do documentário “Colcha de Retalhos: Tradição, Memória e Saberes Ancestrais na Comunidade Quilombola Barreirinhos. Santana de Caldas (MG)” e do documentário e livro digital “Memórias e Afetos da Pedra Branca”, produzidos por meio da Lei Paulo Gustavo.
O documentário “Colcha de Retalhos: Tradição, Memória e Saberes Ancestrais na Comunidade Quilombola Barreirinhos. Santana de Caldas (MG)” traz vozes e histórias da comunidade quilombola Barreirinhos, localizada no distrito de Santana, em Caldas/MG, mostrando a diversidade cultural do município e inspirando a valorização e a preservação da herança cultural afro-brasileira.
O projeto integrou, na equipe, participantes do Projeto Curas, de Poços de Caldas, dedicado a registrar e compartilhar experiências e dimensões sagradas da vida e da gestão comunitária da saúde, por meio de produções audiovisuais, e uma equipe técnica de experiência na área social e ambiental.
A partir da perspectiva de Marcineia da Silva, a principal liderança do território e proponente do projeto, ele mostra as memórias e a trajetória de resistência dessa comunidade que, há mais de um século, preserva e celebra seus saberes ancestrais.
“Eu me sinto muito feliz e honrada de ter feito esse documentário falando dos meus antepassados. Só de saber que mais pessoas vão entender um pouco de nós para mim já é muito, porque até agora talvez ninguém sabia que nós existíamos e agora, levando um pedacinho da nossa história, da nossa comunidade, mais gente vai saber que nós existimos”, celebrou Marcineia.
A equipe do projeto é integrada por Marcineia da Silva, Noemi Barquero e Talita do Lago na produção; e por Gabriela Acerbi, Grazi Ferreira e Robson Américo na captação, edição e assistência de produção audiovisual.
O documentário “Colcha de Retalhos: Tradição, Memória e Saberes Ancestrais na Comunidade Quilombola Barreirinhos. Santana de Caldas (MG)” será exibido às 18h. Logo após, às 19h30, será realizado o lançamento do documentário e do livro digital “Memórias e Afetos da Pedra Branca”, produzidos por um coletivo de pessoas que atuam em Caldas em ações de preservação e valorização dos bens culturais e ambientais da Serra da Pedra Branca e do seu entorno junto à Aliança em Prol da APA da Pedra Branca.
Com pequenos fragmentos de histórias e vivências nesse lugar ancestral de morada e contemplação, através da partilha de emoções e encantamentos, o documentário e o livro digital “Memórias e Afetos da Pedra Branca” dão visibilidade a modos de relação com a natureza repletos de cuidado, afeto e respeito – relações essenciais em tempos de catástrofes climáticas, voracidade predatória e desconexão com a vida.
“Neste projeto, que tomou forma de livro e de documentário, foi possível retratar afetos profundos, e muitas lembranças que as pessoas têm com o nosso santuário ecológico da Pedra Branca e atravessam gerações. O projeto uniu uma equipe de grande talento e coração, e muitas pessoas da comunidade que compartilharam seu tempo, saberes, raízes e histórias. Foi uma grande criação coletiva”, contou a proponente do projeto, Noemi Barquero.
Noemi compartilhou também os desejos e expectativas da equipe em relação ao projeto. “Queremos que este projeto continue despertando as lembranças, e mobilizando os afetos. Que a partir dele muito mais pessoas se sintam convidadas a contar as suas histórias. E que a Pedra Branca continue sempre viva, cultivando admiração, inspiração, e conexão, em muitas gerações mais”, afirmou.
A equipe do projeto é formada por Chico Sales e Nacho Lemus na captação e edição audiovisual; João Arruda na trilha sonora; João Arruda, Fernando Guimarães e compositores da região na música; Noemi Barquero, Alik Wunder e Cuia Guimarães na produção; Letícia Graciano na diagramação e arte gráfica; e Alik Wunder, Alda Romaguera, Letícia Graciano, Cuia Guimarães e Noemi Barquero na organização do livro digital.
O lançamento dos documentários e do livro digital acontecerá na Câmara Municipal de Caldas, na Rua Veríssimo João, nº 180, Caldas/MG, a partir das 18h. O evento é aberto à participação de pessoas de todas as idades.