DiversosNotíciasPolíticaUtilidade pública

Eleições 2024: Sindicatos de Poços realizam ação conjunta de conscientização contra o Assédio Eleitoral

assedio eleitoral
A ação de conscientização reuniu representantes de 13 sindicatos de Poços de Caldas – foto Sindserv

Treze entidades Sindicais de Poços de Caldas realizaram no último sábado, 28, uma ação conjunta de conscientização contra o Assédio Eleitoral.

O objetivo da ação foi conscientizar os trabalhadores tanto da esfera pública, quanto da esfera privada e também a população no geral sobre essa prática que tem sido comum durante o período eleitoral deste ano.

A ação foi realizada na esquina das ruas Assis Figueiredo e Prefeito Chagas e contou com a distribuição de panfletos e exibição de uma faixa nos semáforos.

O assédio eleitoral se caracteriza pelas práticas de coação, intimidação, ameaça, humilhação ou constrangimento associadas a determinado pleito eleitoral, no intuito de influenciar ou manipular o voto, o apoio, a orientação ou a manifestação política de trabalhadoras e trabalhadores no local de trabalho ou em situações relacionadas ao trabalho. “Aqui no Sindserv nós temos recebido muitas denúncias de Assédio Eleitoral, principalmente quando se tratam de servidores contratados ou terceirizados, recomendamos que todos façam as denúncias nos canais oficiais”, explicou a presidente do Sindserv – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Greice Keli Alves.

De acordo com o Ministério Público do Trabalho (MPT), nas eleições de 2022 foram registradas 3.606 denúncias de assédio eleitoral em todo país.

Já nestas eleições municipais, até o dia 19 de setembro o MPT já havia recebido 319 denúncias. Os estados da Bahia, São Paulo, Paraíba, Goiás e Minas Gerais lideram a lista de denúncias de assédio, com respectivamente 45, 40, 22, 20 e 19 casos. “As denúncias podem ser feitas na Justiça do Trabalho, na Justiça Eleitoral ou no próprio Sindicato que represente o servidor”, concluiu o presidente do Sitial – Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Alimentos, Idair Ribeiro.

Para denunciar casos de assédio eleitoral, o TSE disponibilizou, na página das Eleições 2024, um link com redirecionamento automático para o portal do MPT. Basta acessar o endereço https://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.