Eleições 2024: Urnas eletrônicas são substituídas em dois locais de votação
Duas urnas eletrônicas foram substituídas na manhã deste domingo, 6, em dois locais de votação em Poços de Caldas-MG. Os equipamentos apresentaram problemas antes mesmo do início da votação.
De acordo com o chefe da 350ª Zona Eleitoral, Antônio Carlos de Souza Pereira, a substituição ocorreu logo após o momento em que as urnas foram ligadas e os chefes de seção perceberam que o equipamentos não estavam funcionando adequadamente.
As urnas substituídas foram na Centro de Educação Infantil Bem Te Vi, no Jardim Ipê e no Colégio Cepoc, no bairro Vivaldi Leite Ribeiro.
Ainda segundo o chefe da 350ª Zona Eleitoral assim que as urnas foram substituídas foram emitidas as zerésimas, comprovando que não havia nenhum voto computado e os eleitores puderam votar normalmente. “Assim que acionados pelos chefes de seções, fomos lá e substituímos as urnas. Emitimos a zerézima na presença de todos os mesários mostrando que não havia votos e as urnas funcionaram normalmente, sem problemas,” informou o chefe da 350ª Zona Eleitoral.
Zerésima
O documento traz toda a identificação da urna. Comprova que nela estão registrados todos os candidatos e que não há voto computado para nenhum deles. Ou seja, confirma que a urna tem “zero voto”.
Após a impressão da zerésima, o presidente da seção eleitoral, os mesários e os fiscais dos partidos ou coligações que estiverem presentes devem assiná-la.