cidadeCulturaDiversosEVENTOSNotícias

Encontro promovido pela Casa Laudelina de Campos Melo debate a questão racial no cotidiano escolar

O evento visa dialogar sobre a importância da valorização da identidade negra – foto divulgação

Celebrando Zumbi dos Palmares, a Casa Laudelina de Campos Melo, por meio da Comissão Setorial de Etnias, convida para o encontro “Mobilização e Negritude na Escola”, com o tema “A questão racial no cotidiano da escola”, que será realizado no dia 29 de novembro, a partir das 12h30, no Salão Norte do Espaço Cultural da Urca.  As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo link .


O evento visa dialogar sobre a importância da valorização da identidade negra e da aplicação efetiva das Leis 10.639/03 e 11.645/08, que inserem a História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nos currículos escolares. O tema “A questão racial no cotidiano da escola” surge da urgência de combater o racismo ainda fortemente presente na sociedade brasileira.

Busca-se conscientizar não apenas profissionais da educação, mas também estudantes negros e suas famílias que, em razão do racismo estrutural, muitas vezes têm dificuldade em se reconhecer e afirmar como pessoas negras na escola e na sociedade.

Por meio do diálogo e da prática pedagógica, pretende-se contribuir para a erradicação do racismo. Com essa conscientização, crianças e jovens negros poderão se reconhecer, afirmar sua identidade e assumir com orgulho sua ancestralidade africana, tornando-se sujeitos de sua própria promoção e libertação.


O evento é uma realização da Casa Laudelina de Campos Melo e conta com apoio da Prefeitura, por meio da Divisão de Políticas de Promoção de Igualdade Racial e Étnica da Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Educação, Conselho Municipal da Igualdade Racial e Étnica e Superintendência Regional de Ensino.

A ação integra a programação do Novembro Afro, movimento pela valorização da identidade negra e pela construção de uma cidade mais justa, plural e antirracista. Durante o mês da Consciência Negra, seminários, palestras, rodas de conversa e apresentações culturais se entrelaçam para criar um percurso de aprendizado e reconhecimento. São momentos de escuta, diálogo e fortalecimento, onde a educação se afirma como o caminho mais potente contra o preconceito.

Programação

12h30 – Credenciamento
13h30 – Abertura oficial
13h40 – Apresentação cultural – Escola Estadual Kiriri Ibiramã Acré – Oração de Sacralização do Território
14h – Cantora Edna Santos – Canto “Quilombo dos Palmares”
14h15 – Roda de Prosa – Debate em grupos
16h – Café
16h30 – Apresentação cultural Grupo de Capoeira Beija-flor
17h – Relato dos grupos
17h30 – Elaboração do documento final
17h45 – Leitura do documento
18h – Apresentação cultural de encerramento – Mununu

INSCRIÇÕES GRATUITAS AQUI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.