Encontro União Rosa inicia as ações do Outubro Rosa em Poços de Caldas
Mais de 100 pacientes participaram da abertura das ações voltadas para o Outubro Rosa em Poços de Caldas. As pacientes e ex-pacientes estiveram presentes na 7ª edição do Encontro União Rosa, realizado na segunda-feira, 3, no Palace Hotel, pelo GAAPO – Grupo de Apoio e Assistência ao Paciente Oncológico.
Durante a ação as convidadas puderam elevar a auto estima com sessões de maquiagem, manicure e também auriculoterapia, que é uma técnica derivada da acupuntura, que faz pressão em pontos específicos da orelha para tratar e diagnosticar diversos problemas físicos, mentais e até emocionais.
Além, disso houve ainda a distribuição de lenços, turbantes e perucas para as mulheres em tratamento contra o câncer e também kit com camiseta alusiva ao evento. As mulheres também puderam aferir a pressão arterial e a glicemia.
De acordo com a presidente do GAAPO, Claudia Regina, a ação marca o início das atividades ao longo do mês de outubro e tem como objetivo conscientizar a mulher sobre a prevenção sobre o câncer. “Abrimos as atividades voltadas para o Outubro Rosa, mas os cuidados, o apoio e a conscientização devem ser feitos o ano todo. Hoje as pacientes e mulheres já assistidas pelo GAAPO participam de uma série de ações que visam proporcionar um acolhimento, melhora na auto estima, um apoio num momento muito delicado e frágil da mulher. Ao longo do mês serão realizadas mais ações, não só para as mulheres, mas para todo população,” disse a presidente do GAAPO.
Ainda durante o encontro alunos do curso de Fisioterapia da PUC Minas – Campus Poços de Caldas realizaram massagens relaxante nas mulheres e apresentaram técnicas de respiração. Além disso, outro grupo do curso de Direito, também da universidade ofereceu assessoria jurídica, tirando dúvidas sobre os direitos dos pacientes oncológicos.
Ao final das ações ainda foi servido um café com a participação e animação da Iscrareti Bernadete, personagem criada pela atriz Débora Soares, que de um jeito bem descontraído e animado levou a mensagem de apoio e de incentivo para as guerreiras que lutam contra o câncer e àquelas que venceram a doença. “Eu vim dar mais um pouco de alegria para elas, dar mais auto estima, de que a gente tem que ter sempre pensamento positivo, pois o que a gente pensa e quer é nós mesmos que desejamos, se a gente falar só coisas boas vai aconteceu tudo de bom em nossas vidas, destacou Débora.