Entidades se mobilizam para receber repasses atrasados da Prefeitura
Membros dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Pessoa com Deficiência e do Idoso, além de representantes de entidades como a Adefip e a Apae estiveram presentes no plenário da Câmara, durante a sessão ordinária da última terça-feira, 4. A mobilização teve por objetivo solicitar o apoio dos vereadores para que o município regularize os repasses atrasados para as instituições.
Os representantes foram recebidos pelos vereadores e solicitaram que parte dos recursos que a Câmara devolve ao município tradicionalmente no final do ano fosse destinada também para as entidades, que estão sem receber desde outubro.
O presidente da Casa, Antônio Carlos Pereira (DEM), solicitou ao líder do Executivo na Câmara, vereador Álvaro Cagnani ( PSDB), que intercedesse junto ao prefeito Sérgio Azevedo. Momentos depois, o secretário municipal de Governo, Celso Donato, foi até à Câmara e anunciou que parte do dinheiro que será devolvido pela Câmara deverá ser repassada às instituições. Os repasses, ainda referentes ao mês de outubro, deverão ser feitos a partir do dia 11 de dezembro.
As entidades estão sem receber os repasses da Prefeitura há dois meses. Os recursos somam aproximadamente R$ 750 mil por mês. Para a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ivana Lamberti Santos Mantovani, a decisão foi uma vitória dos Conselhos e entidades, tendo em vista a dificuldade financeira pela qual todas estão passando. “Não foi o que a gente queria, pois estamos entrando o terceiro mês sem o repasse e nós trabalhamos ainda com a verba de setembro, mas já é um sinal para as entidades que lutam com grande dificuldade”, destacou.
No dia anterior, os presidentes dos conselhos municipais protocolaram um ofício na Câmara Municipal pleiteando a inclusão, em regime de urgência, da discussão a respeito do atraso dos pagamentos para as entidades conveniadas com a Prefeitura.