NotíciasPolítica

Entrevista: Como cidadã vou cobrar pelas promessas feitas durante a campanha eleitoral

Este será um dos planos da presidente da Câmara Municipal, Regina Cioffi, que no dia 31 de dezembro deixa de ser agente político com o fim do mandato de vereadora.

Presidente espera por mais produtividade em 2016
Regina Cioffi quer reestruturar o PPS só então vai pensar em se candidatar em 2018

Em entrevista concedida durante a divulgação do balanço anual da Câmara Municipal, a vereadora falou com o Poçoscom.com. Ela desabafou sobre a campanha eleitoral deste ano quando disputou o cargo a prefeita pelo PPS e também falou do futuro como política e disse que como cidadã vai cobrar dos vereadores e prefeito eleito o que foi prometido durante a campanha.

Eleita vereadora por dois mandatos (2009-2012/2013-2016) Regina Cioffi foi à primeira mulher a assumir a presidência da Câmara de Poços de Caldas em 69 anos de Legislatura.

Encerrado o mandato, Regina Cioffi, disse que ainda é cedo para falar de um futuro político, primeiro precisa arrumar a casa e vai começar isso fazendo ajustes no próprio partido, o PPS – Partido Popular Socialista. “É muito precoce ainda dizer se serei candidata a deputada em 2018 ou não. Primeiro eu tenho que reestruturar o meu partido, dar uma reestruturada no PPS para que eu possa ter uma base política muito melhor do que eu tive quando candidata a prefeita”, destacou a presidente da Câmara.

A reestruturação do partido na visão de Regina é essencial, pois segundo a vereadora ela não teve respaldo por parte do PPS durante a campanha eleitoral deste ano. “Foi uma campanha muito solitária, muito difícil e complicada. E nós entendemos que para ser candidata a prefeita ou a deputada é preciso ter uma estrutura melhor, uma estrutura partidária melhor, uma estrutura de militância melhor. Então meu trabalho em 2017 será fazer esta reestrutura, buscar pessoas para o PPS, pessoas que agreguem valor ao partido, que realmente comprem a ideologia do partido. Se tivermos condições de estrutura, nós podermos colocar nosso nome para apreciação da população para deputada em 2018. Mas se não tivermos esta estrutura que eu quero, uma estrutura que eu considero extremamente necessária nós vamos esperar mais 4 anos”, desabafou a vereadora.

Esta foi a segunda derrota eleitoral de Regina Cioffi em dois anos. A primeira foi em 2014, quando foi candidata a deputada federal pelo PPS, mesmo assim não se considera perdedora. “O que eu digo é que perdi uma batalha mas não perdi uma guerra. O meu sonho continua, a minha determinação de ajudar a minha cidade continua. A vontade que eu tenho de fazer com que a cidade cresça cada vez mais , mas com sustentabilidade , realmente com sustentabilidade”, enfatizou a legisladora sonha com uma sociedade mais justa e com igualdade, como mais justiça social. O caminho para isso está na justiça tributária.

Para Regina fazer justiça tributária não significa cobrar mais impostos das pessoas e sim propor políticas públicas que diminuam os encargos, principalmente sobre os que têm menos renda. Como por exemplo projetos para redução do IPTU, como ela mesma teria proposto, mas que não teve a aprovação dos demais colegas edis. “Fica aqui um alerta para os novos vereadores que estão entrando na Câmara que foquem nesta questão de se fazer mais justiça social para que a gente tenha uma cidade com igualdade social melhor, o que eu não veja em Poços de Caldas. Você anda pelos bairros e vê a discrepância, você vê uma separação enorme da sociedade. E Poços pode ter esta equidade, basta que se faça a justiça tributária, que você tenha as condições de uma gestão eficiente, uma gestão voltada para a população, não voltada para grupos políticos, não voltada para grupos de pessoas, mas uma gestão que possa fazer com que a população seja atendida nas suas demandas”, refletiu Regina.

Mesmo fora da política no próximo ano, Regina Cioffi deixou claro que vai continuar trabalhando e ajudando a população no que for possível.  Ainda sobre a nova Câmara ela espera que seja bastante representativa, uma vez que 9 deles são novatos e não têm experiência no Legislativo e vão depender muito dos vereadores reeleitos e dos outros que já ocuparam uma cadeira no Plenário. “Espero que os novos vereadores tenham a maturidade para ocupar um cargo de tamanha responsabilidade. Eu espero que esta Câmara faça um trabalho melhor do que fizemos”, ponderou Regina.

Além da inexperiência no Legislativo Regina destacou outra preocupação em relação aos novos vereadores, uma vez que em 2017 alguns servidores da Câmara, considerados peças importantes em questões técnicas e administrativas vão se aposentar. São servidores que ao longo de anos adquiriram experiência e vêm orientando os vereadores quanto a questões legais e de constitucionalidade. “São servidores com 28 e 30 anos de carreira e que pediram a aposentadoria para o próximo ano. São verdadeiras molas mestras da Câmara, como o Hernani do administrativo, a Arles da comunicação, a Tereza do RH, Toninho do contábil financeiro e o Celso da informática. São pessoas que têm uma experiência incrível e isso me preocupa”, ressaltou a vereadora.

Regina Cioffi lembrou ainda que será fundamental que os novos vereadores estudem bastante a Lei Orgânica logo nos primeiros momentos do mandato e finalizou a entrevista dizendo que vai torcer para que as coisas dêem certo ao longo dos 4 anos de Legislatura, mas que estará atenta como cidadã e vai cobrar pelas promessas feitas durante a campanha pelos vereadores e também pelo prefeito eleito, Sérgio Azevedo. “A gente torce para que dê tudo certo , para que a população fique satisfeita pela escolha que fizeram, a democracia é isso é respeitar as escolhas, assim que temos que respeitar a escolha para prefeito. Eu participei do pleito eleitoral respeito a escolha, mas sou uma cidadã e quero que superem minhas expectativas em relação ao que foi prometido durante a campanha e que superem minhas expectativas e que realmente façam de Poços de Caldas, algo diferente, algo que faça Poços de Caldas sair desta zona de conforto em muitos setores em que Poços de caldas está. Nós precisamos avançar, avançar com credibilidade, com transparência, avançar com compromisso com a cidade de Poços de Caldas”, conclui Regina Cioffi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.