DiversosEsporteNotícias

Enxadristas de Poços de Caldas brilham no Uai Chess Open

A aluna da Escola Vitalina Rossi foi campeão na categoria Sub-17 Ouro – foto Secom

Dois jovens enxadristas de Poços de Caldas-MG foram destaques durante o Uai Chess Open, realizado em Guaranésia-MG no fim de semana.  Os enxadristas Lavínia Vaita Russo e João Pedro Linhares voltaram para casa com medalhas.


Lavínia Vaita Russo, de 14 anos, aluna da Escola Vitalina Rossi, e João Pedro Linhares, de 15 anos, estudante do IF Sul de Minas, foram campeões na categoria Sub-17 Ouro, a principal da faixa etária. João também se destacou entre os adultos, conquistando o 3º lugar na categoria Absoluto, que reúne jogadores mais experientes.

A competição é um dos torneios mais tradicionais e importantes do calendário mineiro de xadrez.

Não é a primeira vez que os dois jovens representam com excelência a cidade. João tem se consolidado como um dos destaques regionais, com títulos em diversas competições, incluindo o JEMG (Jogos Escolares de Minas Gerais), além de conquistas em torneios realizados em Guaxupé e Itajubá. Lavínia também vem se destacando no cenário feminino, sempre representando Poços com dedicação.

João Pedro Linhares, estudante do IF Sul de Minas, foi campeão na categoria Sub-17 Ouro – foto Secom

O professor Wilian Silva, responsável pela formação dos atletas na modalidade, no projeto Poços Ativa, celebrou os resultados. “Fico muito feliz com o desempenho deles. São alunos dedicados, que têm levado o nome da cidade a cada competição. O xadrez traz muitos benefícios, como a concentração, o raciocínio lógico e o foco, e isso se reflete também no desempenho escolar e pessoal dos alunos.”

Wilian dá aulas de xadrez em 13 escolas do município, preparando desde iniciantes até alunos em nível competitivo. Ele destaca que o Poços Ativa, projeto apoiado pela Secretaria Municipal de Esportes, tem sido essencial para proporcionar oportunidades como essa. Inclusive, os custos de transporte e inscrições para o torneio foram custeados pelo projeto.

O Uai Chess Open é dividido em duas categorias principais: Ouro, para jogadores com mais experiência e nível profissional, e Prata, para iniciantes. Tanto Lavínia quanto João competiram na categoria Ouro, reforçando o alto nível técnico de ambos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.