Escola Móvel do SESI/SENAI ainda oferece vagas para cursos profissionalizantes
A Escola Móvel do SESI/SENAI instalada no estacionamento da antiga Estação da Fepasa ainda oferece vagas para os cinco cursos de iniciação profissional para Pedreiro de Alvenaria Assistente; Eletricista Predial Assistente; Mecânico de Motos Assistente; Costureiro do vestuário Assistente e Confeiteiro Assistente. ao todo os cursos têm carga horária de 80 horas.
Outras quatro oficinas ensinam técnicas de artesanato, com duração de 8 horas cada, sendo elas: Boneca de E.V.A.; Patchwork Embutido; Patch Apliquê e Trançado de Fita.
As aulas tiveram início na última quarta-feira, mas ainda há vagas disponíveis. As inscrições podem ser feitas de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, na ‘Incubadora Social’, localizada na Fepasa.
A aula inaugural contou com a presença do prefeito, Sérgio Azevedo, acompanhado da secretária de Promoção Social, Luzia Teixeira Martins, e do vice-prefeito, Flávio Faria, além do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Olavo Machado Junior; o presidente da Regional Sul, André Luiz Martins Gesualdi, a gerente da Escola SESI/SENAI, Joana D’arc, também representantes da Associação Comercial e Industrial (Acia) de Poços de Caldas e alunos, beneficiados com os cursos profissionalizantes.
Durante o evento, Sérgio pode conversar com os alunos que estão tendo a oportunidade de participar dos cursos de forma totalmente gratuita e ressaltou ainda, a importância de parcerias como a da Fiemg e anunciou a abertura em Poços de uma escola de qualificação profissional, na Autarquia Municipal de Ensino (AME), que terá como objetivo oferecer cursos de capacitação para atender a demanda das empresas locais e dar oportunidade para que mais pessoas aprendam novas profissões e possam se candidatar às vagas existentes.
Após a solenidade os convidados percorreram as diversas salas de aulas, criadas e adaptadas no espaço, com estrutura necessária para atender às necessidades teóricas e praticas dos cursos.
Projeto
O projeto foi criado em 2011 por meio de parceria entre o SESI e o SENAI, instituições do Sistema Fiemg. O Programa busca transformar a realidade de municípios mineiros, com a oferta de cursos gratuitos. De acordo com o divulgado pela instituição, de julho de 2011 a maio de 2017, mais de 52 mil alunos se formaram e o índice de empregabilidade superou 79%, no mesmo período.