Estudantes de medicina têm aulas práticas em UBS
Os estudantes do curso de medicina de Poços de Caldas já estão conhecendo a estrutura de saúde do município. Por meio da disciplina práticas de comunidade, as aulas nas unidades básicas de saúde possibilitam o contato dos futuros médicos com o dia a dia de equipes e principalmente os pacientes. O acompanhamento de estudantes de medicina nas unidades de saúde era um dos benefícios da implantação do curso de Medicina que teve início na PUC de Poços em dezembro do ano passado.
De acordo com o médico e professor do curso, Euclídes Colaço, o novo modelo do Ministério da Saúde prevê a inserção precoce do estudante nos serviços de saúde e com ênfase na Atenção Primária. “É uma forma diferente de ensinar e que permite aprender in loco, com os profissionais, nos atendimentos às comunidades”, explicou Colaço.
Quatro unidades básicas de saúde de Poços já estão recebendo os estudantes: Esperança II, Santa Rosália, São Bento e Kennedy II.
Para o secretário de Saúde Carlos Mosconi esteve ontem na unidade do Kennedy II, conversando com a equipe de saúde, com os pacientes e com os estudantes de medicina, a PUC demonstra ter um currículo avançado, moderno e de acordo com as necessidades do mercado e com a realidade socioeconômica do país. “Essa experiência vai proporcionar aos acadêmicos, aprendizado prático e dinâmico, utilizando a estrutura de saúde que a cidade já possui, tanto física, quanto humana, com profissionais capacitados. É uma satisfação para nós, poder receber os estudantes de Medicina na nossa rede de saúde”, afirmou Mosconi.