Exposição no museu resgata a tradição da Folia de Reis
Tem início neste domingo, 24, no Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas a exposição fotográfica “Reisado” de Flávio Danza que faz uma homenagem às Companhias de Reis da cidade.
A exposição que retrata toda tradição e a riqueza cultural da Folia de Reis faz parte da programação da “2ª Semana de Cultura Popular Zé Santana”, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas. O público terá acesso gratuito a esta exposição até o dia 31 de outubro, durante o horário de funcionamento do Museu.
A folia de Reais é uma paixão do músico e fotógrafo que em 2015 começou a pesquisar sobre a Folia de Reis na intenção de buscar uma forma de unir a música e a fotografia, dois de seus principais interesses, em um mesmo projeto. Identificando nessa manifestação folclórica religiosa uma cultura de raízes musicais fortes e ao mesmo tempo de importante aspecto pictórico, por seus adornos e alegorias, iniciou um longo processo de pesquisa onde acompanhou por quase 3 anos a atuação das Companhias de Reis de Poços de Caldas.
Dessa forma começou a compreender melhor essa cultura, criando um grande interesse e admiração pelos personagens que ajudam a manter viva essa tradição. Pessoas com histórias de vida distintas que se cruzam através da fé nos Santos Reis. A partir daí surgiu a ideia de documentar e registrar fotograficamente essa manifestação popular com o intuito de preservar e valorizar essa manifestação folclórica.
Com curadoria de Luciano Costa a exposição lança um olhar para dentro das casas que todo ano, entre dezembro e janeiro, abrem suas portas para a Folia de Reis. Nessa abordagem mais intimista, o trabalho nos sugere uma reflexão sobre a estreita relação de fé entre os anfitriões e os integrantes das Companhias. Cheias de símbolos religiosos e seus significados, as imagens de cores vivas e multicoloridas buscam ainda ressoar toda a beleza da música e da cantoria dessa tradição folclórica religiosa.
Serviço
Exposição Reisado, de Flávio Danza
Quando: 24 de setembro a 26 de outubro de 2017
Local: Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas
Gratuito.