Exposição retrata a força feminina na cultura popular
A exposição “Sete Mulheres de São Benedito” – Fotografia Documental e Arte Acessível da artista visual, produtora cultural e arte-educadora Dani Alvisi, está em cartaz na Galeria Malala Prézia do Espaço Cultural da Urca, de 13 a 28 de julho, dentro da programação do Festival de Inverno de Poços de Caldas, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura. A mostra é uma homenagem à resiliência e à contribuição das mulheres nos Ternos de Congo locais, através de uma narrativa potente sobre o papel feminino na cultura popular local.
Dani Alvisi retratou, ao longo de quase 15 anos, entre 2011 e 2024, por ocasião das festividades a São Benedito na cidade, a trajetória de sete mulheres de destaque nas manifestações tradicionais. “Cada fotografia é um testemunho de devoção e tradição. Capturar esses momentos ao longo dos anos foi uma forma de honrar a resistência e a força dessas mulheres”, declara Dani.
As fotografadas são Dona Orlanda Clementino e Divina Aparecida Peregrino (Terno de Congo São Jerônimo e Santa Bárbara), Maria de Lourdes de Almeida (Terno de Congo Nossa Senhora da Saúde), Elaine de Paula (Terno de Congo Nossa Senhora do Carmo), Jocasta (Terno de Congo de São Benedito), Maria Antonieta de Paula (Terno de Congo Santa Ifigênia) e Duda Carimba (Terno de Congo Nossa Senhora do Rosário).
Posteriormente, foram coletados pequenos depoimentos com familiares, admiradores e amigos, para levantamento de dados biográficos e suas respectivas trajetórias culturais, com o objetivo de produzir mini biografias, transcritas pela produtora e jornalista Bibi Rodriguez, que fazem parte da expografia.
Através de imagens fotográficas documentais e pesquisas biográficas, Dani Alvisi criou um registro valioso da memória coletiva dessas mulheres. As fotografias, selecionadas pelo curador e artista visual Sérgio Fernandes, são apresentadas em sete trípticos, totalizando 21 imagens que capturam a essência e a tradição da Congada. “A escolha de sete mulheres com três fotos de cada não é aleatória, pois respeita a tradição de promessas feitas a São Benedito, que devem ser cumpridas por sete ou três anos”, afirma Dani.
A exposição conta também com recursos de acessibilidade. Para garantir que pessoas com deficiência visual possam apreciar as obras, foi criado um slide show com audiodescrição, desenvolvido pelo designer Paulo Tothy e com audiodescrição da Vídeo Shack.
Sobre Dani Alvisi
Pedagoga especialista em Artes Visuais, Dani Alvisi tem uma trajetória profissional dedicada à educação e à cultura na cidade de Poços de Caldas. O seu trabalho, que inclui a produção e gestão cultural na agência Lavanda Cultural; a roteirização de filmes e a participação em festivais, exposições e mostras coletivas é dedicado, principalmente, à valorização da herança cultural feminina e ao fortalecimento da identidade cultural local.
A exposição “Sete Mulheres de São Benedito” é mais um testemunho do impacto duradouro de seu trabalho na preservação das tradições culturais da comunidade. Em tempos de luta por igualdade e reconhecimento, a arte de Dani Alvisi se destaca como um farol de resistência e celebração da cultura popular.
Ficha técnica de “Sete Mulheres de São Benedito”:
Dani Alvisi – concepção e fotografias
Sérgio Fernandes – curadoria
Paulo Tothy – designer gráfico e expografia
Bibi Rodriguez – textos
Produção: Lavanda Cultural
Serviço:
Festival de Inverno de Poços de Caldas 2024
Exposição “Sete Mulheres de São Benedito” – Fotografia Documental e Arte Acessível
Galeria Malala Prézia no Espaço Cultural da Urca
De 13 a 28 de julho