CulturaDiversos

Faça você mesmo: oficinas de comunicação potencializam ações de entidades sociais

“É perceber que a gente é capaz. Isso A Guarda-Chuva traz muito”, resume Camila Nogueira Fernandes, vice-presidente e uma das fundadoras do Instituto A, organização sem fins lucrativos que tem como missão disseminar conhecimento sobre o Espectro Autista. Ela participa do projeto Faça Você Mesmo, iniciativa da escola de empreendedorismo A Guarda-Chuva, que conta com patrocínio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social.

A iniciativa da A Guarda Chuva tem patrocínio da Secretaria de Promoção Social – foto Michelle Veloso

O projeto tem o propósito de democratizar o acesso a estratégias, conteúdos e ferramentas sobre comunicação para que as iniciativas de impacto social de Poços de Caldas potencializem a divulgação externa de forma mais assertiva, especialmente na difusão dos resultados dos seus próprios projetos.

A escola de empreendedorismo e inovação social atua na formação de empreendedores sociais no sul de Minas Gerais desde 2015 e apoia iniciativas de impacto positivo em Poços de Caldas e região, visando estimular a participação de investidores e voluntários.

“A gente acredita que todo mundo é um potencial transformador social, todo mundo tem essa fagulha de transformar, de causar impacto positivo”, destaca a gestora de Projetos da A Guarda Chuva, Thais Costa.

Oficinas
O projeto “Faça você mesmo” contempla a realização de oficinas que visam aprofundar o relacionamento das organizações com seus públicos externos (parceiros, empresas, poder público, sociedade) e estimular a colaboração entre as várias áreas da organização civil, além de possibilitar o acesso a ferramentas gratuitas e conteúdos práticos.

Dividida em cinco oficinas de 4h cada, a capacitação teve início no dia 07 de agosto, sempre às quartas-feiras, até o encerramento no dia 11 de setembro. As oficinas são: Storytelling: Conte sua História (07/08); Fotografia: Revele seu cotidiano (14/08); Peças Gráficas: O visual conquista (21/08); Release: Conte ao mundo seus projetos (28/08) e Pitch: Venda seu Peixe (11/09).

Até o momento já foram 16 horas de conteúdos, com a participação de 65 pessoas de 26 iniciativas e organizações de impacto social diferentes. Uma das participantes da série de oficinas é a vice-presidente do Instituto A, Camila Nogueira. Ela conta que tem muita dificuldade em ações de divulgação e na utilização de tecnologias, mas que, depois do Faça Você Mesmo, já está produzindo inclusive peças gráficas.

“Foi um divisor de águas do tipo ‘é possível’, ‘a gente consegue sim’. Elas (as facilitadoras) desmistificaram muito a maneira de se fazer as coisas e estou colocando em prática e me sentindo muito feliz com isso”, ressalta. Ela diz que todos os conteúdos serão muito utilizados nas ações do Instituto A, que atua como espaço de diálogo, acolhimento e desenvolvimento de famílias e indivíduos do Espectro Autista.

“Além do trabalho no Instituto, fica para a Camila as pessoas que eu conheci e que vão ficar na minha vida. Acho que A Guarda-Chuva também tem isso de agregar, de trazer para perto”, relata.

Projetos socioassistenciais patrocinados
Este é o primeiro ano em que projetos voltados para os públicos atendidos pela Secretaria Municipal de Promoção Social foram beneficiados por meio de chamada pública, que substituiu a modalidade Patrocínio Direto pelo DME, atendendo a exigências legais.

Foram 57 projetos inscritos, sendo 12 iniciativas contempladas para execução em 2019, com investimento total de R$ 200 mil, beneficiando crianças, adolescentes, adultos e idosos, com destaque para os projetos de inclusão produtiva.

“Acompanhamos de perto a execução das iniciativas contempladas e estamos positivamente surpresos com os resultados já obtidos. São projetos que realmente fazem sentido na nossa rede de atendimento, maximizando o poder que cada uma dessas iniciativas tem de fazer a diferença na vida das pessoas no seu cotidiano. Lembrando que as redes envolvem crianças e adolescentes, idosos, pessoas em situação de rua, pessoas com deficiência e mulheres vítimas de violência”, destaca a secretária municipal de Promoção Social, Luzia Teixeira Martins.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.