Febre Amarela: Vacinação é reforçada na área onde macacos foram encontrados mortos
Depois que dois macacos foram encontrados nas proximidades da Avenida Champagnat há uma semana, por precaução equipes da Secretaria Municipal de Saúde estão percorrendo ruas no entorno do local onde os animais foram encontrados para vacinar os moradores daquela região contra a febre amarela. Casas, comercio e escolas recebem visita das equipes.
Os animais foram enviados para análise na Funed, a Fundação Ezequiel Dias em Belo Horizonte e é este resultado que vai poder afirmar se os macacos foram ou não, vítimas da febre amarela. A resposta da Funed deve demorar pelo menos 30 dias, enquanto isso, o trabalho de busca ativa visa verificar a cobertura vacinal da população que reside ou trabalha na região.
“Nós estamos pedindo para verificar o cartão de vacina, principalmente se a pessoa não lembra se já foi vacinada ou não. Então, em muitos locais, a gente passa no primeiro dia, conversa, orienta a pessoa a localizar este cartão e retornamos no dia seguinte, pra tentar fazer essa conferência. Já para quem tem certeza que ainda não se vacinou contra a febre amarela, a gente oferece a vacina e explica porque é importante se vacinar”, contou a auxiliar de enfermagem, Elena Maria da Silva Alves.
A intensificação faz parte do protocolo do Ministério da Saúde, por isso as equipes estão visitando os estabelecimentos comerciais e as residências, para fazer a vacinação.
Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Loro Ferreira, as escolas da região como o Colégio Municipal também recebem atenção especial. As coordenações pedagógicas vão orientar os pais a levarem os filhos até a sala de vacina, para conferência e atualização do cartão de vacinação.
O trabalho de verificação da cobertura vacinal prossegue durante toda esta semana. Todos os profissionais envolvidos estão identificados com jalecos ou coletes. Em caso de dúvidas, basta entrar em contato pelos telefones: 3697-5983 e 3697-5985.
A vacina contra a febre amarela faz parte do calendário nacional de vacinação, para a faixa etária dos 9 meses aos 59 anos. Acima desta idade, é necessário ter indicação médica para a vacina. Uma dose comprovada no cartão de vacinação vale como imunização contra a febre amarela para a vida toda. Em Poços, as salas de vacina atendem de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.