cidadeCulturaDiversosEVENTOSNotícias

Festival Arreuní! traz Sol Bueno, Giancarlo Borba e João Arruda neste domingo, em Pocinhos do Rio Verde

Sol Bueno é uma das convidas do festival neste domingo – foto Raissa Maluf Gomes

O Festival Arreuní! 2025 chega à sua terceira edição e, neste encontro, o violeiro João Arruda recebe a cantora e compositora Sol Bueno e o músico Giancarlo Borba. O evento é no Balneário de Pocinhos do Rio Verde, neste domingo, 19 de outubro, a partir das 10h30, com entrada gratuita.


Viabilizado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) – Edital nº 11/2024, ID 13908 –, o festival conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais / Governo de Minas Gerais,   e realizado por meio do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

No Festival Arreuní!, artistas e público se conectam pela música, pelo improviso e pelas boas conversas. O público é convidado a “se arreuní” — expressão popular que representa o ato de reunir-se para celebrar a diversidade musical brasileira, em harmonia com a natureza e com as tradições populares que inspiram o festival. O evento tem direção artística e curadoria de João Arruda, violeiro, cantor e compositor, idealizador e anfitrião do projeto.

Os artistas convidados

João Arruda – Cantor, compositor e instrumentista, é pesquisador das tradições da música popular brasileira e idealizador do Festival Arreuní!. Sua trajetória é marcada pelo trabalho com a viola, os tambores e as vozes da cultura popular, atuando tanto como solista quanto em parcerias e projetos coletivos.


Sol Bueno – Cantora e compositora mineira, de voz suave e marcante, tem a viola como principal instrumento. Lançou em 2017 o álbum Poeira Dançante, apresentado no Brasil e no exterior, premiado em 2020 como Melhor Álbum de Música Regional no Prêmio da Música Popular de Minas Gerais. Finalista do Prêmio Profissionais da Música em 2018, tem composições em trilhas de espetáculos, filmes e videoartes. Em 2020 lançou “Inventário de Mulheres Possíveis” e, em 2021, produziu o Cauê – I Festival de Arte e Cultura da Serra da Moeda, valorizando a arte e as comunidades da região.

Giancarlo Borba – Músico, compositor e arte-educador, é criador do Pampeano Disco Sonoro, o primeiro handpan fabricado no Brasil. Seu trabalho combina ritmos regionais do Sul do país com influências da música erudita, do folclore gaúcho, uruguaio e argentino e da MPB, explorando sonoridades com violão, viola, handpan e outros instrumentos alternativos de sua própria criação. Desde o álbum Milongador (2013), indicado ao Prêmio Açorianos de Música e ao Brasil Sul de Música, Borba vem se destacando pela originalidade e inovação musical.

Serviço – Festival Arreuní! 2025

Data: Domingo, 19 de outubro
Horário: 10h30
Local: Parque do Balneário de Pocinhos do Rio Verde – Caldas (MG)
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre
Acessibilidade: Tradução em Libras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.