Festival Corrente Mostra acontece neste domingo na zona sul
As atividades acontecerão na pista de skate da cohab, construída e mantida pela comunidade da zona sul – Créditos: Jonatas Silva.
Acontece nesse domingo, a partir das 10h a 7º Edição do Corrente Mostra na pista de skate do Cohab – Zona Sul. Uma parceria do Coletivo Cultural e Cohab Skate Family o festival acontece pela primeira vez na zona sul e trará várias atrações. O evento é totalmente gratuito.
O Corrente Mostra inicia as 10h simultaneamente com duas atividades: a oficina Comunicação e Mídia do Rolê, sobre técnicas de cobertura e divulgação dos eventos da comunidade; e o debate “Racismo, Homofobia, Desigualdade Social – Combatendo exclusões para a construção da sociedade que queremos”. A partir das 12h, serão iniciadas atividades livres na pista de skate acompanhadas de música, intervenções artísticas e competições (best trick).
Os shows iniciam às 16h. Grupos da cidade como Conexão Pelo Rap, Leões de Sião e Copperfield se apresentarão, além do rapper de Campinas, Jotaésse. As apresentações se estendem até as 20h.
Para banda Leões de Sião tocar no Corrente Mostra deste ano é uma satisfação. “Nossa ideia é expandir a música autoral e nada melhor que a levarmos para a periferia, onde o Coletivo Corrente Cultural faz esta descentralização e vários músicos mostram seu trabalho, sendo ainda mais reconhecidos aqui em nossa cidade”, destaca Gilbão Leeu, vocalista da Leões.
O festival nasceu em 2010, sem nenhum patrocínio direto e com a ideia de garantir a inserção de bandas de música autoral no Julhofest, que nessa época tinha uma grande dificuldade em absorver essa demanda artística. “A prefeitura desde o início apoiou a ideia e vem, crescentemente, apostando nessa proposta cedendo o espaço público e a estrutura de palco e sonorização. Começamos no teatro da Urca e depois levamos o festival para o Parque Municipal”, explica Renan Moreira, do Corrente Cultural.
Pela primeira vez o evento será realizado na zona sul. Em conjunto com a associação Cohab Skate Family, surgiu a oportunidade de levar a sétima edição para a Pista de Skate da Cohab. A ideia do projeto é ampliar o mapa mental da cidade e ampliar o conhecimento sobre os bairros, ruas e equipamentos culturais de Poços.
“Somos uma cidade criativa, e nossa cultura também acontece fora do centro e em locais diversos das tradicionais praças, como a pista de skate da zona sul, no meio do bairro com equipamentos construídos pelos moradores locais, é mantida pelo reconhecimento de que a pista de skate é da, e não para a, zona sul. O festival Corrente Mostra tem a mesma filosofia”, conta Renan Moreira.
O Festival Corrente Mostra, idealizado pelo Coletivo Corrente Cultural e Fora do Eixo em Poços tem caráter anual e integra a grade de programações do Julhofest, festival de inverno realizado pela Prefeitura, pelo sétimo ano consecutivo, e tem o objetivo de ocupar os espaços públicos da cidade com a participação da sociedade no debate e na construção da cena artística municipal.
Programação completa:
:: 10h ::
DEBATE: Racismo, Homofobia, Desigualdade Social – Combatendo exclusões para a construção da sociedade que queremos | Mediadores:Pedro Lumbriga e Nara Ume
OFICINA: Comunicação e Mídia do Rolê | Renan Moreira
:: 12h :: (pista aberta)
DISCOTECAGEM
:: 14h :: (pista aberta)
SKATE: Best Trick
:: 16h ~ 20h ::
SHOWS | Conexão Pelo Rap, Leões de Sião, Jotaésse (Campinas/SP),Copperfield
:: todo o dia ::
CAIXOTE: Troca de livros
EXPOSIÇÃO: “Skate é” | Jonatas Silva
LOCUÇÃO | Gerson Mosley
Convide seus amigos para o evento no Facebook