Florada do ipê rosa dá mais colorido aos dias de inverno
Dia de céu claro, azul, azul. Não tem como não perceber o contraste na tonalidade azul com a presença do tom rosa imposto pelo ipê rosa, que floresce nesta época do ano.
A arvore, considerada um dos símbolos do Brasil é destaque no paisagismo do Parque José Affonso Junqueira em Poços de Caldas, e em outras praças e avenidas da cidade. A beleza da copa, exuberante e toda florida arranca suspiros, elogios e serve de inspiração.
No Brasil, os ipês florescem de abril a outubro, coincidindo com as estações de outono, inverno e primavera, quando a predominância é a florada do ipê amarelo e branco.
No caso do ipê rosa, ou ipê-bola (Handroanthus impetiginosus), a florada ocorre duas vezes ao ano. Uma no inverno e outra primavera.
A florada dos ipês está associada ao fotoperíodo, que o comprimento dos dias associado às temperaturas peculiares a cada estação do ano.
A disponibilidade de água e dos nutrientes do solo também são outros fatores que contribuem para a florada, além da incidência da luz do sol.
A árvore pode alcançar de 20 até 35 metros de altura, com tronco ereto e cilíndrico de 60 a 80 cm de diâmetro. Suas flores possuem tons de rosa e roxo, floresce de junho a agosto.
O ipê rosa a espécie de ipê mais comum no paisagismo do sul do Brasil, quando em flor é uma árvore muito bela, um grande espetáculo da natureza.