NotíciasSaúde

Fortalecimento de vínculos: com medidas de segurança, idosos recebem “visita carnavalesca”

Para aliviar a saudade dos encontros nos grupos e promover momentos de alegria e descontração nesta época em que seria festejado o Carnaval, a equipe técnica e os oficineiros dos grupos de convivência de idosos têm se fantasiado e realizado visitas para os idosos, seguindo todas as medidas de segurança e proteção apresentadas pela Organização Mundial de Saúde.

Oficineiros e equipe técnica se fantasiam durante as visitas aos idosos

Durante as visitas, os idosos estão sendo presenteados com alguns adereços de Carnaval e também são cantadas e tocadas marchinhas para que eles possam reviver histórias e momentos dessa festa, que é a mais tradicional em nosso país. “Foi uma ideia maravilhosa, brilhante, porque só assim a gente pôde alegrar um pouco, sair da tristeza que a gente passou no ano de 2020. Agora vamos animar, a vacina chegou e, no ano que vem, a gente vai dançar carnaval de novo”, celebra, com esperança, a idosa Fátima Helena Andrade Souza.

“A atividade tem tido excelente receptividade. Os idosos recebem a equipe com muita alegria e satisfação. Esta é uma forma de manter fortalecidos os vínculos entre os idosos e os serviços de proteção social. Eles relatam, de forma unânime, que aguardam ansiosos o retorno das atividades em grupo, pois se consideram acolhidos e respeitados nesses espaços”, destaca a coordenadora de Proteção Social Básica da Secretaria Municipal de Promoção Social, Andréia Cristina Achel.

A idosa Maria Aparecida Dias da Silva também comemorou. “Foi muito bom vocês virem na porta de casa porque, com essa pandemia, a gente fica muito fechada”, afirma Maria Aparecida Dias da Silva, que agradeceu a Deus e a equipe pela visita, mesmo mantendo o distanciamento.

Adaptação
Devido à pandemia do novo coronavírus, a Secretaria Municipal de Promoção Social buscou adaptar as suas atividades, de modo a garantir a oferta dos serviços à população com medidas e condições que garantam a saúde e segurança dos diversos públicos atendidos e também das equipes.

A partir dessa necessidade, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que é realizado por meio de grupos divididos por faixa etária, passou a ser realizado de forma remota, com atendimentos por telefone, chamadas de vídeo em grupo e, excepcionalmente, através de visitas domiciliares.

Os grupos de convivência de idosos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) também passaram por essa mudança. Algumas visitas têm sido realizadas pelas técnicas de referência do serviço, para identificar como os idosos e seus familiares estão se organizando e se protegendo neste período e também para amenizar a condição de isolamento social em que a maioria deste público se encontra neste momento de pandemia.

“Gostei da presença, da atenção, nos divertimos muito, fiquei muito feliz!”, festejou a idosa Maria de Fatima de Moraes, que também recebeu a visita da equipe na janela de casa. Fonte Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.