Fotógrafos registram a primeira aparição da superlua em 2021 em Poços
As duas noites passadas, segunda-feira e terça-feira, foram marcadas pela beleza e brilho do fenômeno conhecido como superlua. A primeira aparição de 2021 teve como o auge a madrugada e a noite desta terça-feira, 27.
Em Poços de Caldas a superlua pode ser vista de vários lugares a olho nu e também flagrada pelos clicks das maquinas fotográficas amadoras e profissionais e por celulares com lentes potentes.
Entre os profissionais, os fotógrafos Marcos Correa e Audrey Rogério conseguiram registrar toda exuberância da superlua rosa.
O repórter fotográfico Marcos Correa conseguiu registrar a lua no momento em que ela surgia do lado leste da cidade no início da Avenida Wenceslau Braz. A sensibilidade de quem há anos fotografa a natureza, conseguiu capturar com sua lente o momento em que a lua estava rosa.
De casa no centro da cidade, se recuperando de um AVC, o fotógrafo Audrey Rogério também conseguiu registrar o fenômeno.
O fenômeno da superlua acontece justamente quando a lua está cheia e mais próxima a Terra, ficando maior para nós que a observamos daqui do nosso planeta.
Quando a Lua está cheia e em seu perigeu (superlua), ela pode parecer até 14% maior e 30% mais brilhante ao ser vista da Terra do que no momento do apogeu.
O termo superlua foi definido em 1979 pelo astrólogo Richard Nolle. Segundo ele uma “superlua” é qualquer lua cheia que ocorre enquanto a Lua está a 90% ou mais de sua maior aproximação da Terra, o chamado Perigeu. Isso faz com que ela pareça até 15% maior e 30% mais brilhante do que o de costume.
O perigeu acontece regularmente a cada 28 dias. Entretanto, a ocorrência da Lua cheia no momento exato é mais rara.
Em 2021 o fenômeno acontece somente duas vezes. A próxima superlua está prevista para o dia 26 de maio, quando a lua ficará mais uma vez mais próxima da Terra, dos nossos olhos e das lentes dos fotógrafos profissionais ou amadores.