DiversosEconomiaNotícias

Greve: Agência do INSS volta a ficar fechada  

greve inss
O atendimento na agência de Poços de Caldas está suspenso desde ontem – foto Roni Bispo

Os servidores da agência do INSS de Poços de Caldas-MG entraram em greve novamente esta semana. O atendimento ao público está suspenso pelo menos até a próxima quinta-feira, dia 29. 

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social, Saúde, Previdência, Trabalho e Assistência Social em Minas Gerais (Sintsprev MG) a categoria, que está em mobilização desde o dia 16 de julho deste ano reivindica a recomposição de perdas salariais, valorização profissional e melhores condições de trabalho.     

O Ministério da Previdência Social confirmou uma audiência com entidades às 17h30 desta terça-feira, 27. A audiência, com a presença do Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, foi agenda em resposta ao ofício enviado pela FENASPS (Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social) sobre as propostas apresentadas pelo governo no último dia 12 de agosto.    

A FENASPS tem se mobilizado para o atendimento pleno da pauta de reivindicações dos trabalhadores e trabalhadoras da carreira do Seguro Social. 

No início de agosto, os servidores da agência de Poços, bem como servidores da Gerência Regional do INSS aderiam a uma paralisação temporária de dois dias. 

Orientação aos segurados 

Devido à paralisação, o INSS informou que mais de 100 serviços podem ser realizados pela plataforma MEU INSS, que tem versão para celular (app) ou pelo site meu.inss.gov.br; ou, ainda, pela Central de Atendimento 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. 

Por esses canais, a população pode solicitar serviços do INSS como, por exemplo, requerimentos, cumprir exigência, solicitar auxílio por incapacidade temporária, entre outros.  

O INSS orienta, ainda, o uso do Atesmed, nos casos de atendimento pericial, visando o benefício por incapacidade temporária (o antigo auxilio-doença), com afastamento de até 180 dias. 

Nos casos de perícia médica já marcada para o benefício por incapacidade temporária, uma opção é o segurado pedir a conversão de agendamento de perícia para o Atestmed. Em caso de necessidade, a orientação é reagendar o atendimento pelo 135 ou MEU INSS. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.