Greve do INSS segue por tempo indeterminado
Quem foi esta semana à agência do INSS de Poços de Caldas ou na região à procura por atendimento, novamente se deparou com o portão fechado.
Os servidores do Instituto Nacional da Previdência mantêm a greve por tempo indeterminado.
Na semana passada havia uma previsão de que o atendimento ao público, pelo menos nas agências da Gerência Regional de Poços, voltaria ao normal a partir desta semana, porém o Comando Nacional de Greve (CNG) da FENASPS informou que a greve continua.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social, Saúde, Previdência, Trabalho e Assistência Social em Minas Gerais (Sintsprev MG) a categoria, que está em mobilização desde o dia 16 de julho deste ano reivindica a recomposição de perdas salariais, valorização profissional e melhores condições de trabalho, entre outros benefícios.
A categoria reivindica a seguinte pauta:
a) Cumprimento do Acordo de Greve de 2022;
b) Incorporação da GDASS ao Vencimento Básico;
c) Carreira Típica de Estado;
d) Alteração de ingresso de Técnico do Seguro Social para nível superior;
e) Revogação das IN’s do MGI, nº 24/2023, 52/2023 e 21/2024;
f) Condições de trabalho e reestruturação dos processos de trabalho para todos os servidores da Carreira do Seguro Social, independente da modalidade de trabalho;
g) Jornada de 30 (trinta) horas de trabalho para todos e cumprimento das jornadas estabelecidas em lei (assistente social, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, psicólogo, dentre outros);
h) Reconstrução dos serviços previdenciários (Serviço Social e Reabilitação Profissional), diante do desmonte realizado nos últimos anos.
i) Fim do assédio moral institucional;
j) Adicional de Qualificação (AQ);
k) Que a greve de 2022 seja considerada compensada;
A FENASPS tem se mobilizado para o atendimento pleno da pauta de reivindicações dos trabalhadores e trabalhadoras da carreira do Seguro Social.
O Comando Nacional de Greve convocou a ida de caravanas para Brasília-DF para ações entre os dias 9 e 13 de setembro na tentativa de sensibilizar e avançar com as negociações..
Orientação aos segurados
Devido à paralisação, o INSS informou que mais de 100 serviços podem ser realizados pela plataforma MEU INSS, que tem versão para celular (app) ou pelo site meu.inss.gov.br; ou, ainda, pela Central de Atendimento 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Por esses canais, a população pode solicitar serviços do INSS como, por exemplo, requerimentos, cumprir exigência, solicitar auxílio por incapacidade temporária, entre outros.
O INSS orienta, ainda, o uso do Atesmed, nos casos de atendimento pericial, visando o benefício por incapacidade temporária (o antigo auxilio-doença), com afastamento de até 180 dias.
Nos casos de perícia médica já marcada para o benefício por incapacidade temporária, uma opção é o segurado pedir a conversão de agendamento de perícia para o Atestmed. Em caso de necessidade, a orientação é reagendar o atendimento pelo 135 ou MEU INSS.