Hoje, 139 Anos de Dr. Mário Mourão
Em 1877 nascia na cidade de Bom Despacho, MG,No dia 26 de julho, Mário Mourão, filho do Cel. Martinho de Freitas Mourão e Herculana Lopes Cansado Mourão. Depois de uma rápida passagem por São João Del Rei, em 1891 a família se muda para Poços de Caldas, cidade que já frequentava esporadicamente, em visitas a parentes já residentes no lugarejo.
Mário, depois de passar por várias escolas e colégios ingressa na faculdade de medicina na capital da republica,Rio de Janeiro, tendo se tornado médico, depois doutorado em 1900 com distinção.
Clinicou por várias cidades e fez várias especializações no exterior, vindo definitivamente para Poços de Caldas em 1910, já casado com Dona Placidina e tendo os filhos Maria do Rosário, (Dona Nini como carinhosamente era chamada) e Martinho Mourão, que também se tornaria grande médico.
Logo montou uma grande e completa clinica na Rua Junqueiras, (hoje, anexo da Câmara de Vereadores) logo adquiriu respeito e grande clientela.
Em 1912 foi para a França, onde fez especialização em Crenologia, tendo como companheiros de viagem Dr. Ronan Monteiro e Dr. Pedro Sanches de Lemos.
Mário Mourão, além de médico participou de todos os momentos importantes da formação de Poços de Caldas, tendo mesmo continuado a luta de Pedro Sanches para a modernização da cidade.
Doação das imagens da Igreja Matriz
Quando o padre Serafim Augusto da Cruz deliberou celebrar as festividades da Semana Santa, o Dr. Maria Mourão ofereceu à antiga matriz as imagens em tamanho natural, do Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores, adquiridas em Portugal. Na ocasião foram também doadores Presciliano Pereira de Paula que ofereceu a imagem do Senhor Morto e o também médico Ronan Monteiro, a imagem do calvário e Dona Plautilde de Paiva, mãe do médico Dr. Mário de Paiva, a imagem do Sagrado Coração de Jesus. Ele também se empenhou para que várias famílias da cidade patrocinarem a confecção dos vitrais das janelas da basílica,
Elevação a Comarca
Participou de todas as etapas para a elevação da vila em comarca, juntamente com o Major Barros Cobra e o grande prefeito Francisco Escobar. Como jornalista se empenhou pessoalmente para que o governador do estado realizasse a modernização da cidade, como a reforma do Pálace Hotel, construção do Pálace Cassino e Termas Antônio Carlos, além de modernização da praça e do parque adjacentes. Empenhou-se para a construção da atual igreja e da festa de São Benedito. Mário Mourão recebeu do papa Pio XII a comenda de São Silvestre, pela grande colaboração que deu a igreja católica.
Mário Mourão deixou 15 livros e dezenas de artigos publicados, com destaque para os livros, Poços de Caldas, Uma Síntese Histórica e o Livro dos velhos, este último tratando do bem envelhecer, que o coloca como primeiro médico e autor brasileiro a tratar do assunto gereatria.
Mário Mourão faleceu em primeiro de maio de 1957, tendo recebido todas as honras da cidade e um dos principais balneários de Poços de Caldas tem seu nome como homenagem.
A aproximação do primeiro centenário da comarca de Poços de Caldas que se comemora em 20 de janeiro de 2017, nos lembra de que há mais um nome na história da cidade que não pode ser esquecido. RT
Sobre os descendentes de Dr. Mário Mourão e sua esposa Placidina do Nascimento Martins Mourão?
Maria do Rosário Mourão Davis (Dona Niní Mourão)
Dr. Martinho de Freitas Mourão
Dr. Benedictus Mário Mourão
Célia, Aparecida, Maria das Graças, Lourdes, e Glorinha Mourão
Com o “Livro dos Velhos” Dr. Mário passou a ser considerado o introdutor dos estudos de geriatria no Brasil. RT
Obrigado Roberto Tereziano pela publicação deste artigo sobre a roça história do Dr. Mario Mourão. Sou seu bisneto e tenho orgulho de levar comigo seu mesmo nome.
Abraços,
Mario Mourão
Olá, a esposa do Mario Mourão era minha tia Placidina, filha do Lino Venâncio Martins né?? Andei fazendo uma pesquisa sobre isso… O Arthur Venâncio Martins era irmão da tia Placidina, Arthur é meu bisavô, o Lino Venâncio Martins é pai dele, meu trisavô , Caracas, mundo pequeno, por coincidência tbem sou enfermeira, irônia do destino ou vocação mesmo??
Correção: “rica história”
Imagens? Sim, temos em nosso acerto imagens de cinema em 35MM, de Dr. Mário Mourão em 1923, da adolescente Nini Mourão e suas irmãzinhas passeando pelo jardim etc.
Liguei no cartório de Serra Azul, descobri que meu avô Arthur Venâncio Martins faleceu lá, tenho atestado de óbito dele e nascimento tbem, ele era irmão de Placidina do nascimento Martins, meu trisavô, Lino Venâncio Martins foi um dos fundadores de Azul, doando parte de suas terras para construção de uma igreja católica, descobri essas novidades essa semana, minha filha está atrás de tirar sua cidadania italiana, queríamos saber mais sobre nossa família, árvore geneológica, dos Venâncio Martins, se alguém puder dar mais informações agradeço sobre a questão da cidadania saber mais sobre minha tia Placidina tbem.
Meu nome é Saionara. Estou pesquisando sobre a vida de Mário Mourão Filho, pois trabalho em uma escola que recebeu esse nome. Quem foi Mário Mourão Filho? Não encontrei nada sobre ele.
Olá Sionara lhe enviamos um e-mail. obrigado por nos escrever.
Use o meu e- mail Tenho bastante sobre ele. rtereziano@yahoo.com.br
Olá, a esposa do Mario Mourão era minha tia Placidina, filha do Lino Venâncio Martins né?? Andei fazendo uma pesquisa sobre isso… O Arthur Venâncio Martins era irmão da tia Placidina, Arthur é meu bisavô, o Lino Venâncio Martins é pai dele, meu trisavô , Caracas, mundo pequeno, por coincidência tbem sou enfermeira, irônia do destino ou vocação mesmo??
preciso saber se na década de 1950 havia balneários em Poços de Caldas em que se usavam os banhos de lama medicinal, e quais os nomes desses locais. obrigado.
Olá Odilon, entre em contato com nosso amigo, historiador e jornalista do Poçoscom.com, Roberto Tereziano. Envie um e-mail para ele: rtereziano@yahoo.com.br
Qual o grau de parentescos com a professora Isabela mourão?
Olá Edson, os dois são irmãos, mas o jornalista e historiador, Roberto Tereziano, vai entrar em contato com você para lhe passar mais alguns detalhes. Abs e obrigado por nos seguir.