Homem apontado como um dos maiores ladrões de gado da região é preso em Andradas
A Polícia Civil prendeu preventivamente um homem, de 29 anos, considerado um dos principais responsáveis por furto de gado na região Sul do estado. Ele foi detido no último 27 de junho, em casa, na zona rural de Andradas.
A prisão foi divulgada nesta quinta-feira, 4, pelo delegado Roberto Veran, da Delegacia Especializada em Investigação e Repressão a Crimes Rurais.
De acordo com investigações conduzidas pelo Departamento Estadual de Investigação de Crimes contra o Patrimônio (Depatri), em dezembro do ano passado, o suspeito e um comparsa furtaram 70 cabeças de gado, avaliados em R$ 160 mil. Os animais estavam em uma fazenda localizada em Andradas.
Segundo o delegado, as investigações demonstraram que o acusado atuava de forma contumaz no Sul de Minas, valendo-se da proximidade com o estado de São Paulo, onde vendia grande parte dos animais furtados. “O crime de abigeato (furto de gado) é uma preocupação para o homem do campo, e a Polícia Civil vem trabalhando para combater esse problema, uma vez que muitas vezes os animais são abatidos e vendidos em pequenos açougues das cidades”, destacou Veran.
Ainda segundo o delegado os consumidores finais não sabem a origem do produto e, por sua vez, sua condição sanitária.
As investigações prosseguem para identificar eventual participação de mais pessoas no esquema e outros furtos praticados.