Homem é atacado por abelhas na zona leste
Um homem foi atacado por um enxame de abelhas na manhã de sábado, 16, no bairro Monte Almo, na zona leste de Poços de Caldas.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a vítima, um senhor fazia a limpeza de um lote vago, quanto atingiu o exame com as ferramentas que utilizava.
De imediato as abelhas atacaram a vítima, que recebeu algumas picadas e fugiu do local.
Vizinhos que presenciaram o ataque ampararam a vítima e chamaram os bombeiros.
No local, os bombeiros prestaram os primeiros atendimentos ao homem, que foi encaminhado para a UPA.
Os bombeiros isolaram o terreno, onde o enxame estava e orientou os moradores vizinhos a procurarem um apicultor para o manuseio das abelhas.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a eliminação direta de indivíduos das espécies deve ser efetuada somente quando tiverem sido esgotadas as medidas de manejo ambiental, pois o extermínio, quando não se enquadrar nos casos supracitados, é CRIME AMBIENTAL, conforme prevê o Art. 29 da Lei nº 9605, de 12 de fevereiro de 1998.
Sendo assim, o CBMMG somente atuará em ocorrências onde vidas (humanas e animais) estejam sendo colocadas em risco iminente devido ao ataque de abelhas e marimbondos.
Fora dessa situação, a princípio não compete mais aos bombeiros realizar o serviço de captura, já que existem profissionais, apicultores, com competência para tal.