Horário deverão termina a zero hora deste domingo
O horário de verão termina a zero hora deste domingo, 21 de fevereiro. Portanto quem mora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País deve atrasar o relógio em uma hora. De acordo com o DME, Poços de Caldas obteve uma redução de 4,6% de carga máxima semanal, valor que corresponde a 3.300 kW no horário de ponta em um dia e é equivalente à potência necessária para o abastecimento de aproximadamente 4 mil residências neste período e 0,5% na redução de consumo de energia média semanal, dados muito próximos dos anos anteriores.
“A DMED avalia positivamente o horário de verão na cidade. Houve redução da carga máxima implicando assim, na redução das perdas na distribuição de energia elétrica”, avalia o Diretor Técnico da DME Distribuição, Marco César Castro de Oliveira.
Em vigor desde o dia 18 de outubro, o principal objetivo do horário de verão é o melhor aproveitamento da luz natural em relação à artificial, adiantando-se os relógios em uma hora, de forma a reduzir a concentração de consumo de energia elétrica no horário entre 18h e 21h. Dessa forma, consegue-se um menor carregamento de energia nas linhas de transmissão, nas subestações, e nos sistemas de distribuição, reduzindo o risco de não atender à população no horário de ponta. Assim, a redução dos picos máximos horários de demanda por energia proporciona uma utilização mais uniforme da energia elétrica durante o dia, caracterizando como uma medida de eficiência energética.
Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), com o horário de verão foi possível reduzir um pouco a produção de energia por termelétricas no país, o que gerou uma economia R$ 162 milhões aos consumidores. Nesta edição do horário de verão foi registrada uma redução no consumo de energia de 2,6 mil megawatts (MW), no horário de pico entre 18h e 21h. Esse montante representa cerca de 4,5% da demanda total por energia nessas três regiões.