Hospital Santa Lucia – Hospital do Coração participa de Projeto Internacional no atendimento de pacientes com AVC Agudo
A equipe do Hospital Santa Lúcia – Hospital do Coração, participou recentemente de um treinamento junto a equipe multidisciplinar no atendimento aos pacientes com suspeita de AVC (Acidente Vascular Cerebral).
A capacitação integra um conjunto de medidas do Projeto ANGELS, uma parceria do Hospital Santa Lúcia e a Boeringher Ingelheim, empresa do ramo hospitalar.
Atualmente pacientes com AVC são subdiagnosticados ou diagnosticados tardiamente, resultando em atraso no encaminhamento para os centros de referência ou perda da janela terapêutica.
O gerenciamento da assistência ao paciente com AVC nem sempre é ideal devido à complexidade da coordenação e da comunicação entre os participantes ao longo de toda a trajetória do paciente.
O Projeto Angels busca promover melhorias, incentivar e Certificar o atendimento com Excelência na atenção ao paciente com suspeita ou na fase aguda do AVC.
Outras metas do Projeto são busca da Excelência nos resultados médicos, e, principalmente, propiciar o diagnóstico, encaminhamento e tratamento precoce dos pacientes com AVC.
De acordo com o médico coordenador da Unidade de AVC, dr. Renato Olegário Leite Pereira, o Projeto está estruturado para auxiliar na elaboração de fluxograma de atendimento, implementar e melhorar práticas de gestão dos pacientes com AVC e promover a educação continuada sobre a doença no serviço. “As doenças cerebrovasculares constituem a principal causa de incapacidade no mundo e a segunda principal causa de morte no Brasil e como referência consolidada no atendimento a tais doenças que o Hospital Santa Lucia vem buscando aprimoramento contínuo”. Destacou o coorendador da Unidade de AVC.
Para o diretor do Hospital Santa Lúcia, Dr. Assad Aun Neto, tal parceria tem também como objetivo desenvolver as competências internas e promover o reconhecimento do Hospital Santa Lucia – Hospital do Coração como centro de referência no atendimento aos pacientes com AVC Agudo a nível nacional e internacional. “ Honrando a tradição e excelência no tratamento das doenças cardiovasculares o Hospital Santa Lúcia também se estrutura, assim como no tratamento do IAM , para manter a excelência no tratamento do AVC,” finalizou dr. Aun.