cidadeCulturaDiversosEVENTOSNotícias

Hospital Santa Lúcia recebe Série de Concertos Especiais do Festival Música nas Montanhas

violista tocando para pacientes do hospital Santa Lúcia de Poços de Caldas-MG
O violista Eduardo Siqueira emocionou os pacientes e colaboradores do Hospital Santa Lúcia durante o Concerto Especial – foto Roni Bispo

Poços de Caldas (MG) – O Hospital Santa Lúcia -O Hospital do Coração de Poços de Caldas recebeu nesta quarta-feira, 14, a primeira apresentação da Série Concertos Especiais do Festival Música nas Montanhas, que acontece até sábado, 17, em Poços de Caldas (MG).


Este ano, o Festival que está na sua 27ª edição conta com 3 apresentações da Série Concertos Especiais.
O violista, Eduardo Siqueira Carvalho dos Santos, de 26 anos foi o responsável por levar a música e melodia pelos corredores e alas do Hospital Santa Lúcia.

O músico, que há 5 anos toca viola clássica preparou um reportório especial com clássicos como Wave ( Tom Jobim) , El Dia Que Me Quieras (Astor Piazzolla) , Hallelujah (Leonard Cohen) e Nearer, My God, to Thee (Sarah Flower Adams), que ficou conhecida com o filme Titanic.

Esta é a primeira vez que ele participa do Festival Música nas Montanhas, mas o violista já realiza trabalho voluntário como este levando a musica em hospitais, asilos, igrejas e presídio. “ Eu faço parte do departamento de evangelização da Igreja Congregação Cristã do Brasil, na minha cidade em Toledo e estar aqui tocando para os pacientes e familiares é muito gratificante e ao mesmo tempo poder participar do festival que me trazido muito experiência, troca de informação com os alunos e conhecimento com os professores. A música proporciona tudo isso”, disse o violista.


Para a assistente de produção do Festival Música nas Montanhas, Andrea Turato, os Concertos Especiais já são uma tradição do Festival, que completa 27 anos e uma importante ação solidária e voluntária nas instituições da cidade. “ O hospital é onde a gente tem mais carinho em promover os Concertos Especiais, pois as pessoas estão acamadas e ficam frágeis emocionalmente. A música quebra a rotina hospitalar e cria uma nova sensação emocional, psicológica nelas trazendo alegria e lembranças. A música mexe demais com elas,” destaca a assistente de produção.

A assistente social do Hospital Santa Lúcia, Lilian de Souza compartilha desta ideia. “Todos os anos os músicos nos prestigiar aqui no Santa Lúcia. Isso transforma o ambiente trazendo alegria, acolhimento, leveza para os paciente e familiares que vivem um momento delicado. A música toca profundamente nossos colaboradores criando uma pausa da sensibilidade da emoção, na rotina hospitalar. Sem dúvida é um momento especial e humaniza o cuidado. É muito importante pra gente esta apresentação para os pacientes, familiares e colaboradores,” enfatiza a assistente social do Hospital Santa Lúcia.

musico se apresentando no hospital santa lúcia em Poços de Caldas-MG
Os pacientes que esperaram por consultas também puderam apreciar a música – foto Roni Bispo

Para Luana Messias Cordeiro, que estava acompanhando a avó, a música levou alegria para os pacientes e para a avó na ala onde estão internados. “É uma música leve, minha avó gostou e eu também. A música ajuda a descontrair neste momento delicado em que todos nós estávamos vivendo,” emociona a neta.

Nesta quinta-feira, a Série de Concertos Especiais foi realizada no Asilo São Vicente de Paulo, com o coro Vozes do Festiva. A série encerra nesta sexta-feira, 16, com a apresentação do Quarteto de Cordas no Centro Administrativo, às 16h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.