EconomiaMeio AmbientePolítica

Iluminação pública de Poços é uma das melhores do país, diz ABRADEE

A DME Distribuição foi classificada como uma empresa referência no quesito Iluminação Pública entre os municípios com até 500 mil consumidores. A constatação faz parte de uma pesquisa da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE), que avaliou itens como disponibilidade de iluminação em toda cidade, qualidade da iluminação e cuidados com a manutenção da iluminação. O resultado foi enviado a DME Distribuição após a cerimônia do prêmio concedido pela ABRADEE no mês de julho.

Avaliação é resultado de pesquisa feita pela ABRADEE

De acordo com a DME, a Resolução n° 414 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), entende-se como Iluminação Pública o serviço que tem por objetivo exclusivo prover claridade aos logradouros públicos, de forma periódica, contínua ou eventual. Caracteriza-se pelo fornecimento de iluminação de ruas, praças, avenidas, túneis, passagens subterrâneas, jardins, vias, estradas, entre outras áreas públicas e definidas por meio de legislação específica, exceto o fornecimento de energia elétrica que tenha por objetivo qualquer forma de propaganda ou publicidade, ou para realização de atividades que visem interesses econômicos.

O serviço é de responsabilidade da gestão municipal. Por ser uma empresa pública cujo único acionista é o Município de Poços de Caldas, conforme convênio celebrado entre as partes, compete à DME Distribuição a elaboração de projeto, implantação, expansão, operação e manutenção das instalações.

Definir adequadamente um sistema de iluminação é uma tarefa que requer bastante atenção, passando pelos tipos de lâmpadas que serão usadas, além do estudo de todos os fatores que irão colaborar para a sua eficiência. Em Poços, o investimento em iluminação inclui a utilização de lâmpadas com a tecnologia LED e a presença em vários pontos da cidade de redes subterrâneas. Os postes possuem um sistema que aciona o acendimento da iluminação quando começa a escurecer e que a desliga quando há luz natural. Existem locais em que a iluminação conta com temporizador, para que seja utilizada dentro de um período e desligue automaticamente, como é o caso das quadras esportivas.

A equipe técnica realiza vistorias periodicamente para verificação do parque de iluminação. Em caso de lâmpadas queimadas e melhorias necessárias, as solicitações devem ser registradas nos canais de atendimento da distribuidora, como o 0800 035 0196 (24 horas). O tempo médio de atendimento é de até dois dias.

“Para a instalação de novos pontos ou melhoria da iluminação existente é necessária a avaliação do índice de iluminância do local, de acordo com a NBR 5101/2012. Esse índice é determinado medindo o fluxo luminoso entre dois postes. A referida norma classificou em cinco índices os níveis de iluminação mínimos de acordo com o fluxo de veículos e pedestres, quanto maior é o fluxo de veículos e pedestres maior é o índice de iluminação.  O cálculo permite avaliar a necessidade de intervenções”, orienta Nivaldo Morais, Gerente de Serviços Especiais.

Um comentário sobre “Iluminação pública de Poços é uma das melhores do país, diz ABRADEE

  • Realmente merece a homenagem. Das vezes que solicitei troca de lâmpada queimada na minha Rua fui atendido em menos de 3 horas.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.