IMA divulga primeira parcial da vacinação contra aftosa
O escritório seccional do Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA, de Poços de Caldas divulgou a primeira parcial da vacinação contra a Aftosa, iniciada no último dia 1º de maio.
Nos 6 municípios da região, Andradas, Caldas, Ibitíura de Minas, Ipuíuna, Poços de Caldas e Santa Rita de Caldas, existem cerca de 150 mil animais entre bovinos ou bubalinos para serem vacinados.
Até o momento em Caldas, município com o maior número de animais ( 50.629) já foram vacinados 17.768 cabeças do rebanho o equivale a 35,11% do total.
Volume pouco maior que o número de animais existentes nas 176 propriedades rurais de Poços de Caldas. No município das 15.289 cabeças do rebanho, 3.962 animais, ou seja, 25,91% do total foram vacinados até o momento.
De acordo com o chefe da seccional do IMA, Vladimir Ferreira Fadini, a vacinação é fundamental para manter o rebanho sadio e livre de focos da doença.
A declaração de vacinação também é obrigatória e o produtor tem até o dia 10 de junho para apresentar o documento.
Depois desta data poderá receber multa de cinco Ufemgs, o equivalente a R$ 16,25 por cabeça. Os produtores rurais proprietários de 150 ou mais bovinos ou bubalinos deverão declarar a vacinação do rebanho contra a febre aftosa exclusivamente por meio do site www.ima.mg.gov.br.