IMS Poços completa 25 anos com programação especial
O Instituto Moreira Salles de Poços de Caldas comemora em agosto 25 anos de fundação no município. E para celebrar a data, o IMS conta com uma programação especial, que acontece ao longo de todo o mês.
No dia 8 de agosto de 1992 Poços de Caldas recebia o primeiro Centro Cultural do Instituto Moreira Salles, em seguida foi a vez das sedes em São Paulo e Rio de Janeiro. Foi uma escolha do próprio embaixador Walther Moreira Salles, como forma de homenagear a região onde sua família se estabeleceu em 1918.
O IMS Poços é composto por duas significativas edificações, um chalé centenário que abriga a administração e o charmoso Café Galeria, e um Centro Cultural com mais de 1.000 m² de área expositiva, distribuída em dois pavimentos.
O Chalé Cristiano Osório, projetado e construído por Giovanni Baptista Pansini, em 1894, foi adquirido pelo IMS em 1989 e passou por diversas adaptações e restauro, tendo como principal diretriz a preservação do estilo original do Chalé e a sua revitalização arquitetônica, rigorosamente dentro de suas concepções.
O Centro Cultural, projetado pelo arquiteto Aurélio Martinez Flores e inaugurado em 1992, destaca-se pelo projeto moderno e minimalista marcando a paisagem pela sua volumetria branca e ampla escadaria na sua fachada principal.
O IMS Poços atua nas áreas da fotografia, música, literatura e iconografia. Ao longo destes, anos o IMS recebeu exposições de diversos fotógrafos, dentre eles: Marc Ferrez, Marcel Gautherot, Maureen Bisilliat e Thomaz Farkas.
Na literatura, fomentou a produção local, tendo publicado obras como as de Jurandir Ferreira, e mantendo no local a biblioteca do escritor. Escritores consagrados já passaram pelo local, como Lygia Fagundes Telles, Ignácio de Loyola Brandão, Ana Miranda e Affonso Romano de Sant’Anna. Recentemente inseriu na programação local o Clube de Leitura, que busca estimular o prazer da leitura e da conversa em torno de obras fundamentais da literatura brasileira, abrangendo os gêneros de poesia e prosa de ficção.
Na área da música foram realizadas diversas apresentações, como as de Flávio Varani, Turíbio Santos, Flávio Augusto e Orival Bento Gonçalves, além de anualmente receber a Classe de Piano do Festival Música nas Montanhas, da qual surgiu o Projeto Jovens Pianistas, colaborando com a formação de grandes concertistas.
A área de educação planeja e realiza programas com ações educativas de modo a promover a fruição de exposições em cartaz e acervos do IMS. Visitas mediadas, oficinas de férias, conversas na galeria, projetos continuados em parceria com escolas, encontros com professores, formação interna, Dia “D” Dia Drummond, Hora de Clarice e ações de acessibilidade são oferecidas para públicos de diferentes perfis e faixas etárias.
O Instituto ainda conta o CineClube e os projetos Imagem e Som, Encontros com a Argila, Curso de Fotografia e História da Arte.
Durante os seus 25 anos de atividades, o IMS Poços teve como coordenadoras Jaís Ferreira de Sousa e Vera Castellano. Atualmente é coordenado pelo arquiteto Haroldo Paes Gessoni e conta com uma dedicada equipe de profissionais responsáveis pela administração, manutenção e pela área cultural. Entre eles, Cláudia Maria Cabral, Vivalde Bertozi e Gilmar Tavares, que estão desde o início das atividades do Instituto em Poços.
Para comemorar a data, o IMS está com uma programação especial para o mês de agosto:
Dia 11/08 – Sexta-feira – Recital de Violoncelos do Conservatório Musical – Profª. Rosa Villa – 20h
Dia 12/08 – Sábado – Espetáculo Lumière com o barítono Francisco Bertollini – 20h
Dia 18/08 – Sexta-feira – Pipoca Jazz – 20h
Dia 19/08 – Sábado – Jucilene Buosi – Beatles in Jazz – 20h
Dia 24/08 – Quinta-feira – Roda de Conversa sobre João do Rio com o Prof. Sérgio Montero – 19h
Dia 25/08 – Sexta-feira – Viagem pela Música Brasileira com Rodrigo Lee – 20h
Dia 26/08 – Sábado – Tardes Poéticas com Beatriz Aquino – 16h
Araçá Quarteto – 20h
Dia 31/08 – Quinta-feira – Panorâmicas Literomusicais – Clube de Leitura com Prof. Sérgio Montero – 19h
Cine Clube – IMS
Dia 13 – Domingo – 16h
Os Implacáveis (2011)
De Mateo Gil. Com Sam Shepard e Stephen Rea.
*Sessão em homenagem ao ator e dramaturgo Sam Shepard, que faleceu no dia 27 de Julho.
Dia 20 – Domingo – 16h00
Quando o coração floresce (1955)
De David Lean. Com Katharine Hepburn e Rossano Brazzi.
Dia 27 – Domingo – 15h
O Mais Longo dos Dias (1962)
De Ken Annakin, Andrew Marton e Bernhard Wicki.
Com John Wayne, Sean Connery, Robert Mitchum e
Henry Fonda.