INB promove melhorias em estação de tratamento de efluentes em Caldas
O sistema de agitação da estação de tratamento de efluentes da Unidade em Descomissionamento de Caldas/MG (UDC) foi substituído por equipamentos mais eficazes e atualizados. O objetivo foi melhorar a qualidade do tratamento de efluentes e as condições operacionais.
A estação opera há mais de 35 anos e é responsável pelo tratamento médio de 300 m3/h de água de drenagem ácida de mina, neutralizada com o auxílio de leite de cal (suspensão de hidróxido de cálcio em água) e agitação.
De acordo com a Coordenação de Descomissionamento de Caldas, os equipamentos antigos apresentavam alto consumo energético e nível de ruído e alta demanda de manutenção mecânica e elétrica.
A modernização do sistema promoverá economia de energia elétrica e redução de ruído. Outro benefício esperado é a diminuição de paradas para manutenção.
A aquisição dos equipamentos foi realizada a partir de uma licitação, e a empresa vencedora instalou, no mês de junho, os cinco agitadores previstos no projeto.
A programação da atividade envolveu diversos setores da UDC, como Segurança do Trabalho, Radioproteção, Manutenção e Engenharia, que acompanharam todo o processo.