Incêndio no Pico do Gavião é controlado depois de 7 dias de combate
Após uma semana de intenso trabalho as equipes do Corpo de Bombeiros, servidores da prefeitura de Andradas e voluntários conseguiram extinguir o incêndio que castigava o Pico do Gavião. As chamas consumiram uma área de 502 hectares.
O fogo que também atingiu parte da Serra do Caracol foi extinto por volta das 11h da manhã deste domingo, 20. A chuva que caiu sobre a região, mesmo que em pouco intensidade acabou contribuindo no momento em que as equipes a faziam o rescaldo do incêndio.
O trabalho começou no domingo, 14, depois que parte da Serra do Caracol foi atingida e com muita dificuldade por causa do acesso à região íngreme e da mata densa, as equipes faziam o combate em terra e contavam com apoio aéreo com helicópteros do Corpo de Bombeiros e do Instituto Estadual de Florestas lançando água onde não era possível chegar por terra. A ação foi reforçada com o apoio de dois aviões no fim de semana.
O combate exaustivo contou com o trabalho de 23 bombeiros militares da 1ª Companhia Independente de Poços de Caldas, do Pelotão de Combate de Incêndio de Belo Horizonte, 20 voluntários da Prefeitura de Andradas além de voluntários de Águas da Prata, São João da Boa Vista Jacutinga e também da Associação de Voo Livre.
Apesar de a situação estar sob controle o Corpo de Bombeiros reforça que ainda estamos passando por um período crítico com o aumento do número de queimadas, por isso é importante que as pessoas se conscientizem que provocar incêndio florestal é crime ambiental, com pena de 2 a 4 anos de prisão.