Incubadora Social lança vídeo para divulgar o trabalho e projetos desenvolvidos
Foi lançado na manhã desta quarta-feira, 21, o novo vídeo institucional da Incubadora Social de Poços de Caldas, que está disponível em todas as mídias da iniciativa de impacto social, no YouTube, Facebook e Instagram.
O objetivo é apresentar o programa de inclusão produtiva da Secretaria Municipal de Promoção Social, seu propósito, trajetória e público-alvo, de forma a ampliar o diálogo com a sociedade.
Além do vídeo, a iniciativa vai distribuir também um cartaz explicativo sobre o programa a mais de 60 locais, como organizações da sociedade civil, unidades do Sistema S, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), entre outros.
O que é
A Incubadora Social é uma iniciativa de impacto social que promove espaços de acolhimento, capacitação e assessoria visando à inclusão produtiva, ao empreendedorismo, empoderamento, independência e autonomia pessoal e financeira do público atendido.
O propósito é buscar fontes alternativas e/ou complementares de geração de renda a partir de demandas locais para as pessoas em situação de risco, vulnerabilidade econômica e social, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS da ONU) número 8: Trabalho Decente e Crescimento Econômico.
A Incubadora Social oferece oficinas de capacitação, qualificação e formação profissional em diversas áreas e assessoria técnica para aperfeiçoamento e gestão do trabalho. O impacto desejado é a ampliação da geração de renda do público atendido pelo programa, através da comercialização de seus produtos e ou serviços.
“Queremos que a população saiba que a Incubadora Social não oferece aulas de artesanato, mas sim visa à inclusão produtiva por meio do empreendedorismo, com capacitação, formação e assessoria técnica, além de plataformas para a venda dos produtos, tanto presencial como virtual”, destaca a técnica de referência da Incubadora Social, a terapeuta ocupacional Patrícia Belchior de Ávila.
Para quem?
O público-alvo do programa é formado por adultos a partir de 18 anos em situação de risco, vulnerabilidade econômica e/ou social, atendidos e encaminhados pela Secretaria Municipal de Promoção Social, por meio de seus serviços CRAS, CREAS e Centro POP, OSC’s parceiras e rede intersetorial. Estes podem ser pequenos produtores, artesãos e prestadores de serviço que apresentam necessidades de potencialização e aperfeiçoamento dos processos de autogestão na produção de bens e serviços, comercialização, consumo e acesso ao crédito.
História
A trajetória da Incubadora Social tem início em 2005, com a idealização do Projeto Dê Futuro. Em 2014, a iniciativa foi formatada como Incubadora Social e, em 2019, as atividades foram descentralizadas. Em 2020, a metodologia foi reformulada. A iniciativa já foi agraciada com o selo Assis Chateaubriand de Responsabilidade Social em 2012 e 2018.
Onde acompanhar
Facebook: @incubadorasocialpocos
Instagram: @socialincubadora
Youtube: Incubadora Social.