CulturaDiversosEVENTOSNotícias

Integrantes da banda Detonautas visitam Museu de Botelhos é do Café

Os integrantes da banda Detotonautas conheceram um pouco da história de Botelhos – foto divulgação

Os integrantes da banda Detonautas visitaram o Museu Histórico e Geográfico de Botelhos é do Café, na tarde desta sexta-feira, 29, em Botelhos. A visita ocorreu horas antes da apresentação da banda, no show de comemoração dos 114 anos da cidade.


Tico, Renato, André, Dalton e Wally  conheceram cada canto de Botelhos e registraram suas visitas ao Museu. Os integrantes participaram da dinâmica de desvendar charadas, atividade criada pela coordenadora do local, Aline Rodrigues.

Durante a visita em cada sala, puderam conhecer sobre a história da cidade e daqueles que foram fundamentais para o seu desenvolvimento. A visita foi filmada por Wally, e fará parte do quadro Conhecendo sua cidade, disponível nas redes sociais de Detonautas.

Museu de Botelhos e do Café completa 18 anos neste sábado

O Museu Histórico e Geográfico de Botelhos e do Café completa 18 anos de fundação neste sábado, 30. A residência foi construída em 1904 por Honório de Souza Gonçalves e, ao longo das décadas, abrigou diferentes famílias, entre elas a de Dária Antonieta Anunciação, última moradora. Localizada na Praça Gabriel Botelho, a construção foi tombada oficialmente em 2007, por meio do Decreto Municipal nº 025, reconhecida por seu valor arquitetônico, histórico e cultural.

O Museu de Botelhos completa 18 anos neste sábado – foto divulgação O Museu foi  inaugurado em 30 de agosto de 2007. O espaço tem atraído moradores e turistas. Neste ano, nos seis primeiros meses, foram 397 visitantes, sendo 345 botelhenses e 52 turistas vindos de cidades mineiras e também de estados como São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro.

Durante as férias escolares de julho, o museu registrou um aumento de 20% na visitação em relação a 2024, recebendo 91 visitantes, contra 76 no mesmo período do ano passado.

Com o retorno das aulas, o Museu tem recebido várias turmas das escolas da cidade e também de municípios vizinhos, como Cabo Verde. Os estudantes têm a oportunidade de conhecerem sobre a história de Botelhos e daqueles que foram fundamentais para o desenvolvimento da cidade.

Com nove salas temáticas, o acervo reúne relíquias da história do café, objetos do cotidiano antigo, registros religiosos e documentos que preservam a memória da cidade. Para tornar a visita mais envolvente, os visitantes participam de uma dinâmica de charadas criada pela coordenadora Aline Rodrigues. Ao final, todos recebem o certificado de “Caçador de História”.

O Museu de Botelhos e do Café funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, com entrada gratuita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.