IPTU é tema de audiência pública nesta sexta-feira
Depois que o Executivo enviou para a Câmara Municipal um projeto de lei que atualiza o valor da planta genérica dos imóveis para cobrança do IPTU, o assunto tem sido um dos mais comentados entre os contribuintes de Poços de Caldas.
A preocupação se haverá aumento ou não do IPTU após a atualização fez com que fosse marcada uma audiência pública para que o Executivo possa expor os motivos e a necessidade de atualizar o valor da planta genérica que está defasado há quase 30 anos. O aumento na arrecadação do imposto seria uma forma da Prefeitura equilibrar as finanças.
Por outro lado, por conta do momento desfavorável da economia vivida pela maioria dos brasileiros, um aumento no valor do imposto não foi muito bem recebido pela população.
O projeto segue em análise na Câmara e ainda vai passar por uma comissão para só depois ser colocado em votação. Antes mesmo do parecer da comissão, três vereadores, Maria Cecília Opípari (PT) e Joaquim Alves e Paulo Eustáquio ambos do PMDB, já se posicionaram contrários ao aumento e declararam antecipadamente que vão votar contra o projeto de lei.
Nesta semana, o vereador da base de governo, Marcelo Heitor (PSC) fez um requerimento questionando o Executivo, sobre a forma em que foram baseados os cálculos que preveem a atualização do valor da planta genérica dos imóveis.
Tudo isso é um combustível para alimentar os anseios da Audiência Pública prevista para ás 17h desta sexta-feira, 22. A expectativa é de muita discussão durante a apresentação dos argumentos que justifiquem o aumento do IPTU.