Kit escolar: vereador sugere que material seja entregue para famílias cadastradas no Cadúnico
Os representantes das papelarias credenciadas para fazer a entrega do kit escolar da Rede Municipal de Ensino de Poços de Caldas se reuniram na tarde desta quarta-feira, 2, em um escritório de advocacia para elaborar um documento oficial pedindo garantias ao prefeito Sérgio Azevedo para que seja feita a entrega do material escolar aos 20 mil alunos.
Desde a última sexta-feira, 28, criou-se um impasse após o anúncio do decreto de Calamidade Financeira, que já está em vigor. A decisão foi tomada depois de uma reunião com o prefeito, uma vez que os comerciantes ainda não receberam parte do kit escolar entregue em 2018.
Preocupados com o pagamento pelo kit escolar de 2019, os representantes das únicas 4 papelarias credenciadas decidiram suspender a entrega até que se tenha um retorno da Prefeitura. O documento na verdade é um pedido de informações com prazo até a próxima segunda-feira, 7, para que o Executivo apresente uma garantia sobre o pagamento e de que forma será feito.
Caso não tenham uma resposta satisfatória, os comerciantes para não ficar no prejuízo pretendem aproveitar o período de volta às aulas para fazer uma liquidação dos produtos ou ainda tentar uma negociação com os fornecedores para devolver todo o material adquirido.
Diante do impasse, ainda na tarde desta quarta-feira, o vereador Marcelo Heitor (PSC) encaminhou um ofício ao Executivo sugerindo a entrega dos kits escolares às famílias inscritas no Cadastro Único. “Como a Prefeitura alegou que o município não tem condições de realizar o pagamento desse recurso, as papelarias optaram pela não entrega do material. Diante disso, estamos propondo que, pelo menos, as famílias inscritas no Cadastro Único sejam beneficiadas, visto que esse instrumento é uma importante ferramenta para se conhecer a realidade daqueles em vulnerabilidade social”, disse.
De acordo com o vereador a situação precisa ser revista, visto que muitas famílias aguardam o kit para que os filhos possam iniciar o ano letivo. “Sabemos do momento financeiro extremamente delicado e por isso sugerimos essa ação. O Cadastro Único demonstra a necessidade das famílias e espero que seja uma saída para o Executivo. A entrega do kit escolar é, sem dúvida, de grande importância no município”, declarou.