Lançamento do Parlamento Jovem reúne alunos de 13 escolas de Poços
A Câmara de Poços realizou, na última quarta-feira (14), a cerimônia de lançamento do Parlamento Jovem de Minas 2018. Neste ano, o projeto chega à 10ª edição no município e conta com a participação de 13 escolas de ensino médio. A partir do tema Violência contra a mulher, os alunos devem apresentar e discutir propostas de políticas públicas, que ao final do PJ serão entregues à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Além de alunos e professores, o evento contou com a presença do presidente da Câmara, vereador Antônio Carlos Pereira (DEM), do vice-presidente do Legislativo e presidente da Comissão de Legislação Participativa, vereador Lucas Arruda (Rede), da presidente da Comissão dos Direitos da Mulher, vereadora Lígia Podestá (DEM), e dos vereadores Álvaro Cagnani (PSDB), Pedro Gonçalves Magalhães Júnior (PSDB), Marcelo Heitor (PSC), Joaquim Alves (MDB), Gustavo Bonafé (PSDB), Ricardo Sabino (PSDB), Maria Cecília Opípari (PT) e Paulo Tadeu D’Arcadia (PT). O presidente da Câmara Municipal de Guaxupé, Danilo Martins, também prestigiou a cerimônia.
Em um momento de descontração e entrosamento, os estudantes participaram de uma dinâmica, proposta pela coordenação municipal do projeto. Após receberem informações sobre o desenvolvimento do projeto em Poços, como por exemplo a realização de oficinas, o trabalho em grupo e a elaboração de propostas, os alunos assistiram a uma palestra com o professor da PUC Minas, campus Poços de Caldas, Fabiano Melo.
O que é política, o que você tem a ver com política e qual a importância de se interessar pelo tema política foram questões levantadas pelo professor Fabiano Melo, durante conversa com os alunos. Ele abordou, também, fundamentos da Constituição Federal e a divisão dos Três Poderes, enfocando o papel do vereador. “Nós temos um compromisso ético com a juventude, de estimular a participação no processo político e na política em geral. Isso porque é a política que vai influenciar a elaboração de políticas públicas de saúde, educação e diversão, que influem diretamente na vida desses jovens”, ressaltou.
Para o professor, os jovens precisam dos momentos de debate, discussão, formação e capacitação. “Hoje, vivemos um momento muito difícil em nosso país. Temos notícias de corrupção, desvios, mal feitos, o que acaba sendo um desestímulo à juventude, que olha isso e acredita que não vale a pena. Vamos dizer diferente. Vale a pena participar, porque essa participação que vai conferir um outro futuro, outras possibilidades a essa juventude. Nós temos que, desde já, estimular mais e mais a participação no processo político nas vias tradicionais e também na linguagem deles como, por exemplo, nas redes sociais. Para isso, precisam ter conhecimento de bases fundamentais e estímulo para que procurem a leitura e a informação. Assim, cada um deles vai trilhar o seu caminho e construir sua própria história”, declarou.
Violência contra a mulher
O tema Violência contra a mulher, escolhido pelos alunos que estiveram na etapa estadual em 2017, chamou a atenção dos estudantes de Poços. Bianca de Oliveira Afonso é aluna da Escola Estadual Professora Cleusa Lovato Calliari e participa do PJ pela segunda vez. Para ela, o tema é bastante abrangente e recorrente nos dias de hoje. “É uma situação que acontece no dia a dia de muitos alunos. Infelizmente, dependendo do bairro, da região da escola, isso é uma realidade. É algo que acontece muito, mas muitas pessoas não querem enxergar o fato. O lugar da mulher é onde ela quiser”, disse.
A aluna Ana Laura Guidi, do Colégio Objetivo, participa pela primeira vez do Parlamento Jovem. Ela destacou que é preciso discutir o tema em busca de soluções para os problemas existentes hoje no país. “O tema me chamou bastante a atenção. É importante discutir isso, divulgar o tema para termos mais gente lutando contra a violência. Espero conseguir desenvolver esse trabalho”, disse,
O tema de 2018 está dividido nos subtemas Violência Doméstica e Familiar, Violência nos Espaços Institucionais do Poder e Violência e Assédio Sexual. Participam do PJ 13 escolas da cidade: Escola Estadual Professora Cleusa Lovato Caliari, Escola Profissional Dom Bosco, Colégio Nini Mourão, Instituto Educacional São João da Escócia, Colégio Objetivo, Colégio Sete de Setembro, Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvea Cardillo, Escola Estadual João Eugênio de Almeida, Escola Estadual Francisco Escobar, Centro Educacional Inovação, Escola Padrão do Parque das Nações, Centro Educacional Poços de Caldas (Cepoc) e Escola Estadual David Campista. Poços de Caldas faz parte do Polo Sudoeste, formado também pelas cidades de Guaxupé, São Sebastião do Paraíso e Itaú de Minas.
A partir do lançamento, os alunos participam de várias atividades para início da elaboração das propostas. O próximo encontro será no dia 23 de março, às15h, no Plenário, oportunidade em que os estudantes terão uma oficina de formação política sobre o funcionamento da Câmara e as proposições elaboradas no Legislativo, com a presença da servidora da Casa Patrícia Vieira. Em seguida, terão um encontro com o filósofo Rudra Das, que falará sobre o tema Ética na Política. – Fonte – Ascom Câmara Municipal de Poços de Caldas