Lavanderia do Hospital Santa Lúcia- Hospital do Coração é ampliada com recursos próprios
O Hospital Santa Lúcia – Hospital do Coração de Poços de Caldas realizou a ampliação no setor de lavanderia. A necessidade veio com o crescimento do número de atendimentos, principalmente para casos de COVID-19 e com o aumento do número de leitos de UTI durante a pandemia.
Atualmente, o Hospital Santa Lúcia é responsável por 90% dos atendimentos de pacientes com Covid-19 de Poços de Caldas e de pacientes de outros municípios transferidos para a unidade.
Com o aumento da demanda de atendimentos, a lavanderia tem sido um dos setores mais requisitados. Em pleno funcionamento, a nova lavanderia conta com 18 funcionários e por mês são lavados cerca de 22.500 kg de roupas.
Além dos atendimentos da Covid-19, o hospital é a principal referência no atendimento de Alta Complexidade em Cardiologia, realizando procedimentos de angioplastias, cateterismos cardíacos, cirurgias cardíacas, procedimentos vasculares e endovasculares, eletrofisiologia, neuroradiologia (embolização cerebral), implante de marca-passo entre outros.
O hospital, que em 2021 completa 44 anos de fundação. na época iniciou as atividades com 30 funcionários e 30 leitos de enfermaria. Ao longo dos anos, com a ampliação dos atendimentos e credenciamentos nas especialidades, a instituição se tornou uma referência em Poços de Caldas, no Sul de Minas e interior de São Paulo e hoje é um dos maiores hospitais da região com 453 colaboradores.
O Hospital Santa Lúcia – Hospital do Coração realiza consultas eletivas nas áreas de cardiologia, vascular, cirurgia cardíaca, entre diversas outras especialidades, realizando também exames de ergometria, ecocardiograma transtorácico, transesofágico e de estresse, ultrassom com Doppler venoso e arterial, cateterismo cardíaco e angiografia. Conta também com laboratório de análises clínicas e agência transfusional.
Por mês, o Hospital Santa Lúcia realiza em média 2.700 atendimentos, entre consultas em pronto socorro e ambulatório de especialidades, além de 3.100 exames externos e cerca de 480 internações mensais.
Para atender toda esta demanda, o Hospital Santa Lúcia dispõe de 58 leitos de UTI e 173 leitos de ala.
O corpo clínico é composto por 82 médicos de diversas áreas (3 cirurgiões cardíacos; 4 hemodinamicistas, 4 cirurgiões vasculares, 5 neurologistas e neurocirurgiões).
O Hospital participa também com grande destaque, de diversas pesquisas nacionais e internacionais na área de cardiologia. O Santa Lúcia tem residência médica reconhecida pelo MEC em Clínica Médica e Cardiologia, além de ser o único hospital do Sul de Minas a conquistar o mais alto nível de Acreditação Hospitalar e Serviço de Cardiologia com certificação Diamante (o mais alto para este serviço) além de Certificações de Qualidade para o laboratório e agência transfusional.