EducaçãoUtilidade pública

Lista de espera da educação infantil pode ser acompanhada na internet

Pais e responsáveis que fizeram  o cadastro infantil para obter vagas para os filhos agora vão poder acompanhar o andamento da fila de espera  pela internet. A Prefeitura vai disponibilizar a lista com o cadastro da educação infantil para consulta de forma online.

Hoje, demanda reprimida nas creches é de 1.285 crianças, de 0 a 3 anos

O sistema desenvolvido pela empresa Sonner, que presta serviços de informática ao município, foi disponibilizado na última quinta-feira (4), para a inserção dos dados cadastrais das crianças que aguardam por vaga nas creches municipais.

A publicação da lista de espera atualizada é uma das prioridades da Secretaria Municipal de Educação, que vem trabalhando para isso desde o início do ano. “Nossa primeira reunião com os técnicos da Sonner foi realizada em 12 de janeiro, quando solicitamos o desenvolvimento de um sistema informatizado funcional, de forma a atender a nossa demanda interna de organização e controle do cadastro, otimizando o trabalho e, principalmente, que permita a publicação da lista de espera com atualização simultânea, com a transparência necessária”, explica a chefe da Seção de Administração Escolar da SME, Angélica Xavier Figueiredo.

Ela informa que, hoje, o cadastro e o controle são manuais, com registro apenas em papel. O serviço de alimentação do sistema informatizado, que é interligado à rede Sonner, teve início nesta quinta-feira. “Esse sistema vai melhorar muito o trabalho e o controle, evitando erros que podem acontecer no sistema manual. A partir do momento em que todos os dados estiverem dentro do sistema, vamos publicar a lista de espera, dentro do Portal da Educação, que será disponibilizado na página da Prefeitura na internet”, destaca Angélica.

A previsão é que o trabalho de alimentação do sistema seja finalizado ainda no primeiro semestre, com a posterior divulgação da lista de espera, a partir do número do cadastro já efetuado e da data da solicitação da vaga.

“Desde o início do ano, trabalhamos para dar maior transparência à gestão da Educação no município e uma das nossas prioridades é a divulgação exata da lista de espera por vagas nos centros de educação infantil. Sem dúvida, a lista para acompanhamento online é uma ferramenta fundamental no controle social das ações da secretaria, ampliando a transparência e dando mais segurança e tranquilidade às famílias”, enfatiza a secretária municipal de Educação, Flávia Vivaldi.

Demanda
A lista é atualizada praticamente todos os dias, com o encaminhamento de crianças para vagas que surgem nas unidades. O levantamento interno de demanda é realizado uma vez por mês. Pela última avaliação, a demanda reprimida é de 1.285 crianças, de 0 a 3 anos. – Fonte – Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Poços de Caldas.

Não há demanda reprimida de crianças de 4 e 5 anos na rede municipal. A demanda foi zerada nesta faixa etária. No início do ano, 136 crianças aguardavam atendimento no Jardim I e 51 no Jardim II, totalizando 187. Todas já foram atendidas, a partir de ações implantadas pela secretaria, como a reabertura de uma turma na E.M. Wilson Hedy Molinari, abertura de nova turma no CEI Acalanto e oferta de novas opções de unidades às famílias, dentro do zoneamento solicitado.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.